Início\ Informação \ Notícias
Chile tem de produzir mais vinho
O Chile terá de plantar mais cepas urgentemente se o objectivo do país passar por manter a produção de vinho à altura dos níveis da exportação. O aviso foi feito esta semana por vários produtores chilenos de referência e transmitido pelo site internacional DrinksBusiness.

Um dos principais defensores desta ideia, Luis Felipe Edwards Jr, director-geral da empresa vitivinícola Luis Felipe Edwards, disse ao DrinksBusiness que já está a plantar 400 hectares de vinha, prevendo atingir os 1,500 hectares em 2014. «Não conseguimos ser rentáveis sem as nossas próprias uvas», explicou. Ex-investidor, Edwards calculou o défice estrutural chileno em cerca de 25 mil hectares e explicou que o aumento de plantações vitvinícolas vai aliviar essa pressão, responsável por uma subida dos preços no país este ano.

Outros produtores estão já a seguir o mesmo caminho, como é o caso da Carta Vieja onde o director Fernando Vargas delineou já um investimento de 10 milhões de dólares a quatro anos que permitirá a compra de terras de qualidade nas regiões de Peumo, Alta Maipo, Leyda e Limari. Também Miguel Torres Jr, presidente da Miguel Torres Chile, revelou já planos de expansão, a única forma da empresa suportar o crescimento anual de dois dígitos dos últimos cinco anos.

Dados da Wines of Chile mostram que as exportações para o Reino Unido, o maior mercado de vinho engarrafado, quase dobraram entre 2003 e 2011.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.comAna Filipa Luzia