Início\ Informação \ Notícias
Vinho pode não ser benéfico para a saúde
Depois de vários estudos afirmarem que o vinho tinto é benéfico para a saúde, nomeadamente para o coração, a dúvida está novamente instalada.

A The Alcohol Policy Coalition (APC), entidade australiana que inclui as fundações da droga e do coração, lançou esta semana um relatório intitulado "Mito Apanhado: O Vinho Tinto não é um Remédio Mágico para o Coração". O documento põe em causa o conteúdo de investigações recentes que afirmam que o vinho tinto com moderação reduz o risco de doenças cardiovasculares.

O relatório começa por apresentar estatísticas que dizem que mais de metade das mortes relacionadas com abuso de álcool se devem a doenças cardiovasculares, de fígado ou a casos de cancro. São citados também estudos de vários países que concluem que os perigos do álcool ultrapassam qualquer benefício que o mesmo possa ter na saúde. «Após uma revisão dos resultados das investigações, parece que os benefícios do álcool para o coração têm sido sobre-estimados», afirmou Kathy Bell, directora-geral da Victoria Heart Foundation. «Em particular o vinho tinto parace não ter especiais qualidades no que toca às doenças cardiovasculares», acrescentou.

A APC está entretanto a tentar que o governo australiano tome medidas no sentido de que os vinhos sejam taxados consoante a quantidade de álcool neles contida. «Com uma taxa efectiva de álcool, a Austrália pode ajudar o mundo a diminuir as doenças relacionadas com o álcool, incluindo as doenças coronárias e o cancro», afirmou Todd Harper, director-geral da APC.

Os dados mais recentes avançam que, a nível mundial, 545 mil pessoas morreram de doenças relacionadas com o abuso de álcool em 2004. Este novo relatório foi lançado segunda-feira, dia em que as Nações Unidas discutiram as doenças não transmissíveis.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Ana Filipa Luzia