Início\ Informação \ Notícias
França e China unidas contra falsificações
As autoridades de França e China uniram-se para dar mais um passo no sentido de resolver o problema das falsificações de vinho no mercado chinês.

O organismo de comércio de vinhos de Bordéus (CIVB) tem feito visitas-relâmpago aos supermercados e garrafeiras no sentido de averiguar o número de garrafas falsificadas, dados que são depois encaminhados para as autoridades chinesas. A missão pretende ainda educar os consumidores e os importadores chineses.

Thomas Jullien, representante do CIVB, explicou ao Decanter.com que a acção permite às superfícies comerciais identificar as empresas responsáveis pelas falsificações e onde poderão as mesmas ter sido produzidas. O responsável adiantou também que foram as autoridades chinesas a contactar o CIVB. «Eles confiaram na nossa ajuda para estabelecer relações entre importadores e produtores e conseguir provas de que os produtos são falsos», explicou. O organismo bordalês não quis revelar dados exactos, mas imagens a que o Decanter.com teve acesso mostram falsificações de Forlatour ou Margaux.

Recorde-se que o departamento de segurança interna britânico estima que 8% do produto interno bruto chinês venha de falsificações, desde bens até roupa e passando pelo vinho, claro. Perante estes e outros dados, o CIVB, que representa 60 denominações de Origem e mais de 8500 produtores bordaleses, tem previstas várias sessões de formação e esclarecimento em toda a China durante os próximos três meses. O objectivo é ajudar os consumidores a compreender a rotulagem.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com /  Ana Filipa Luzia