Início\ Informação \ Notícias
Vinho Ameal Entre os 50 Melhores Vinhos Portugueses de 2010 no Reino Unido
Entre os 50 Melhores Vinhos Portugueses de 2010 no Reino Unido e com presença na lista de vinhos de mais de seis restaurantes com estrelas Michelin na Inglaterra e na Escócia

Um vinho que o seu produtor, Pedro Araújo, classifica de «fantástico! Muito complexo mineral e com uma das melhores integrações de madeira feito até agora em todas as edições deste vinho único, criado pela Quinta do Ameal», cuja primeira produção foi o Ameal Escolha 2000.

De referir ainda que este foi o primeiro Loureiro feito em Portugal, fermentado e estagiado em barricas de carvalho francês devidamente seleccionadas para esta casta e para criar este perfil de vinhos.

Entre os 50 Melhores Vinhos Portugueses de 2010 no Reino Unido e com presença na lista de vinhos de mais de seis restaurantes com estrelas Michelin na Inglaterra e na Escócia, estes vinhos, apenas brancos e produzidos em Ponte de Lima, têm estado regularmente entre o top dos brancos com notas de prova dos mais reputados críticos internacionais, como Robert Parker, Jancis Robison, Charles Metcalfe, Sarah Ahmed, Marcelo Copell, Tom Cannavan e Tom Marthinsen, entre outros.

Mais recentemente, os vinhos Ameal foram os vencedores deste ano do Concurso de Vinhos da Wine Society - o principal e mais cotado clube de vinhos do Reino Unido, como passaram a integrar a lista do Northcote Restaurant/Hotel, também ele com estrelas Michelin.

 

Ficha Técnica Ameal Escolha

Região de produção - Sub-região do Lima

Uvas produzidas de forma biológica certificada.

Nota de prova - Límpido e cor citrina. Aromas florais, flor de laranjeira. Frutado, bem combinado com o abaunilhado e fumado resultante do estágio em carvalho francês novo de Nevers. Estágio durante 6 meses em barricas especialmente seleccionadas em França para a casta Loureiro. O final de boca é longo e complexo próprio de um grande vinho.

Produção - 8.000 garrafas/ano.

 

Quinta do Ameal

www.quintadoameal.com

Nos 12 hectares da Quinta do Ameal, a escassos quilómetros de Ponte de Lima, os vinhos brancos são produzidos com cuidados extremos e produções muito reduzidas, não utilizando nos tratamentos da vinha, da Quinta do Ameal, qualquer produto químico, uma produção inteiramente ecológica.

Uma paixão de Pedro Araújo, que desde muito novo desenvolveu a sensibilidade e o gosto pelo mundo dos vinhos, também pela sua ligação familiar a Adriano Ramos Pinto, seu bisavô e fundador da empresa com o mesmo nome

Pedro Araújo é actualmente produtor da Quinta do Ameal, onde são produzidos apenas vinhos brancos e cuja estratégia assenta fundamentalmente na criação e divulgação de vinhos de qualidade a partir da casta Loureiro, alargando desde 2006 também para a casta Arinto.