Início\ Informação \ Notícias
Vindimas na Bairrada
É já possível fazer um primeiro balanço em relação à vindima de 2011 na região da Bairrada, dado que está prestes a terminar a vindima das últimas uvas das castas tintas que se encontram ainda no terreno.

Foi um ano em que se deve referir o óptimo estado sanitário das uvas, o adiantamento generalizado da sua maturação em relação ao que é considerado normal (cerca de duas semanas) e uma abundância relativa em quantidade, que superará ligeiramente a média dos últimos anos.

Os primeiros cachos começaram a ser vindimados ainda no fim do mês de Julho, para os vinhos espumantes, que exigem uma acidez elevada que lhes proporcionará a frescura que os caracteriza.

Seguiu-se a vindima dos brancos, dado que na generalidade estas castas são mais temporãs, podendo afirmar com segurança que haverá este ano vinhos de excepcional qualidade.

Seguiram-se as castas mais tardias, as tintas, que agora se encontram na fase final da vindima, e que tal como as anteriores se apresentaram sãs, bem amadurecidas e equilibradas.

Em síntese, pode-se afirmar com segurança que correu muito bem e são altas as expectativas em relação à vindima que agora termina.

Fonte: A Comissão Executiva da Comissão Vitivinícola da Bairrada