Os turistas que visitam o Douro vinhateiro continuam a ser maioritariamente portugueses. Só cerca de 20% são estrangeiros. Há, por isso, que apostar na promoção mundial e nada melhor que a "promoção no exterior ser feita à boleia do Vinho do Porto, que é conhecido em todos os cantos do mundo". A ideia é defendida pelo chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães.
Esta proposta vai ser hoje apresentada e discutida na Conferência Internacional Douro 2011, que reúne em Vila Nova de Foz Côa cerca de 150 responsáveis de empresas e organismos nacionais e internacionais ligados ao turismo e promoção da região.
Numa altura em que os investimentos com a promoção do turismo são escassos, Ricardo Magalhães considera que o vinho do Porto poderia ser o melhor canal para divulgação de uma região com um grande potencial turístico, mas que peca por não ser melhor divulgada no exterior. Embora alertando que esta ideia não é consensual entre os operadores de mercado - por isso chega a ser polémica -, Ricardo Magalhães realça: "Se as vendas de vinho do Porto são cerca de 80% destinadas à exportação, não se compreende porque é que no caso do turismo a situação é inversa." Mais ainda porque este produto tem como ponto de origem o Douro Vinhateiro.
Fonte: Económico / Elisabete Soares
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30