Início\ Informação \ Notícias
Rússia: AEP promove vinhos e produtos alimentares nacionais em São Petersburgo
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove, hoje e na quarta-feira, a cultura vínica e gastronómica portuguesa em São Petersburgo, a segunda maior cidade russa, com a participação de 14 empresas, um 'chef' e dezenas de produtos alimentares de origem nacional.

A iniciativa Portugal Market Week, que tem lugar no Grand Hotel Emerald, segue-se às duas edições anteriores realizadas em Moscovo, em junho de 2010 e 2011.

"O crescimento da economia russa e a evolução dos gostos e dos hábitos de consumo, valorizando a qualidade e os produtos gourmet, tornaram este mercado numa boa oportunidade para as empresas portuguesas da fileira agro-alimentar", declarou à Lusa Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP.

O formato com que a AEP tem captado as atenções dos compradores profissionais russos combina encontros de negócios, apresentação de produtos, workshops e degustações, proporcionando às empresas portuguesas participantes contactar diretamente com profissionais do 'trade' e escanções, enólogos, cavistas e líderes de opinião.

Na ação coletiva de promoção de Portugal que a AEP leva a cabo em São Petersburgo participam diretamente 14 empresas: 12 produtoras e/ou distribuidoras de vinhos e bebidas espirituosas e duas de produtos de carne. Mais quatro dão a provar os seus produtos através do distribuidor local.

Segundo a AEP, as exportações portuguesas de produtos alimentares e bebidas para a Rússia têm vindo a crescer desde 2006, valendo atualmente cerca de 10% do total dos produtos que o nosso país vende naquele destino. Porém, só nos últimos anos os russos estão a descobrir a variedade e a qualidade da oferta portuguesa em matéria de vinhos, azeite e produtos gourmet.

O estabelecimento de parcerias entre produtores nacionais e importadores e distribuidores locais foi, aliás, um dos objetivos atingidos pela primeira Portugal Market Week, realizada em Moscovo nos primeiros dias de junho do ano passado, sendo hoje possível adquirir vinhos DOC do Douro ou do Alentejo, do Porto ou da Madeira nas principais lojas da especialidade e nos melhores restaurantes da capital da Rússia.

 

Fonte: Lusa/ JM