Início\ Informação \ Notícias
Vinho chinês vence franceses em Concurso
Um vinho chinês surpreendeu e venceu recentemente o prestigiado concurso promovido pela revista britânica Decanter, batendo outros vinhos franceses na mesma categoria.

Jia Bei Lan Cabernet Dry Red 2009 foi o primeiro vinho chinês da história a vencer o Decanter World Wine na categoria de vinhos na mais alta faixa de preços. A vinha situa-se em He Lan Qing Xue, na província Ningxia, no norte da China, sendo que as castas utilizadas neste vinho foram a Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Gernicht (especialistas acreditam ser uma parente da Cabernet Franc ou Carmenère).

O consultor de vinho Demei Li, que já trabalhou em vinhas na França e ajudou a criar o vinho chinês, diz que «a China não possui um clima adequado para produzir vinho». Tal como a Europa, o país tem «Verões de calor intenso e Invernos muito frios». No entanto, na China, as temperaturas são mais extremas: «No Inverno, as videiras precisam ser escondidas sob o solo para ficar protegidas do frio», rematou.

O júri do concurso descreveu o vinho como «suculento, gracioso e com aromas de fruta madura, mas não carnudo» e elogiaram a sua «excelente persistência e seus taninos firmes».

Actualmente, o vinho só é vendido na China, em produção limitada, a um preço equivalente a 14€. Apenas 20 mil garrafas da colheita de 2009 foram produzidas. Demei afirmou ainda que a ideia não é competir com os Grand Crus de Bordéus, mas que o prémio será muito útil para «vender vinho e desenvolver a marca».


Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com