Início\ Informação \ Notícias
Lamego: Município gemina-se com Bouchemaine, em Franca
O município de Lamego vai geminar-se com Bouchemaine, em França, uma aliança que tem por base preocupações comuns, nomeadamente as relacionadas com as paisagens vinhateiras e os ganhos turísticos que delas se podem retirar.

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, explicou à agência Lusa que a iniciativa partiu de Bouchemaine, atendendo às características de Lamego.

"Desde logo por Lamego ser um território fluvial - ter um rio (o Douro), assim como eles têm o Loire -, ser uma região vinícola, estar numa região classificada como património mundial da UNESCO e ter um conjunto de características de natureza patrimonial e cultural que permitam criar afinidades", explicou o autarca.

Segundo Francisco Lopes, "ao nível do turismo há algumas diferenças", uma vez que em Bouchemaine "aproveitam mais o turismo de natureza, muito baseado nos passeios pedestres e na ciclovia", com os quais conseguem atrair milhares de turistas.

"Privilegiam muito um turismo não infraestrutural. Nós temos uma perspetiva diferente, mais virada para o turismo hoteleiro e a visita às quintas, às adegas. Nesse aspeto eles estão bastante mais desenvolvidos, têm até vendas à porta, que são muito mais lucrativas", contou, considerando que Lamego poderá ganhar muito com esta troca de experiências.

Quando ao setor vinícola, avançou que o comité de geminação já disponibilizou "um enólogo famoso para alguns intercâmbios".

O objetivo é que a geminação seja rapidamente aprovada pelos órgãos autárquicos e o protocolo assinado no primeiro trimestre de 2012, em Lamego. Para o próximo verão, está já previsto um intercâmbio de jovens.

"Os jovens já estão na escola a estudar a região, a perceber como é Portugal e Lamego, e vão preparar-se para esse intercâmbio. Numa primeira fase será a vinda de franceses cá, depois será ao contrário", referiu.

A Lamego cabe, para já, o empenho em marcar um curso intensivo sobre língua e cultura portuguesa, a realizar em Bouchemaine.

"Eles manifestaram muito interesse em aprender português e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão já se disponibilizou para fazer um curso intensivo de curta duração", referiu Francisco Lopes, que esteve a semana passada em Bouchemaine, com uma comitiva de Lamego.

O autarca admitiu que, "nesta situação de crise, não vai haver muito dinheiro para iniciativas de caráter cultural", considerando que a aposta deve passar "por aquilo que é mais fácil de executar, como os intercâmbios de jovens e algum intercâmbio cultural" dos grupos das duas cidades.

Lamego e Bouchemaine ficam a quase 1400 quilómetros de distância. A geminação será o primeiro acordo formalizado pelas duas autarquias a este nível.

A cidade de Bouchemaine situa-se no noroeste da França, próxima do centro histórico de Angers. Tem cerca de seis mil habitantes e está inserida na região de origem controlada "Savennières", sendo afamada pelos seus vinhos brancos secos.

     

Fonte: Lusa/AMF