Em declarações ao portal mariajoaodealmeida.clix.pt, o produtor André Manz, explicou como surgiu o projecto. «Teve início por um acaso com a descoberta da casta Jampal, em vias de extinção. Esta é uma casta que foi abandonada por ter uma produção fraca e tornar o vinho muito dispendioso, apesar do resultado ser um vinho fantástico».
Depois de insistir com os enólogos para que se produzisse o vinho branco da casta Jampal, e depois do sucesso obtido com as amostras que levou para o mercado estrangeiro, só faltava a certificação do produto. «Convidei o engenheiro Eiras Dias para visitar a vinha e para me ajudar na certificação».
Actualmente, é o único produtor do mundo com um vinho monocasta Jampal e, segundo, o Instituto Nacional de Investigação Agrária, o único produtor em Portugal com uma vinha certificada desta casta. O vinho caracteriza-se como sendo um vinho fácil, amanteigado, muito frutado com aromas tropicais, boa acidez, «sendo um vinho bastante interessante para acompanhar com peixe assado, por exemplo», concluiu André Manz.
Este é o primeiro ano de comercialização de todos os vinhos produzidos pela Biomanz. A aposta é no mercado estrangeiro, sendo o Brasil e alguns países da Europa os principais destinos das exportações.
Recorde-se que a Biomanz produz ainda vinho tinto de Cheleiros, vinho tinto produzido na Península de Setúbal e vinho tinto produzido no Douro.
Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30