Início\ Informação \ Notícias
Denominações de “luxo” unidas
Jerez e Rioja juntaram-se a outras 13 regiões vinícolas de nível internacional para reclamar uma regulamentação que proteja os nomes de origem dos vinhos e atenda à crescente procura dos consumidores pela veracidade na rotulagem.

A iniciativa recebeu o apoio de renomados chefs e sommeliers de todo o mundo num encontro mundial em Nova York organizado pelos signatários da Declaração para a Protecção dos nomes de Origem do Vinho.

Esta aliança que foi formada em 2005, duplicou desde então, e acolhe este ano Rioja e Long Island como novos membros. A Declaração Conjunta sobre a protecção das Denominações de Origem e Origem do Vinho foi originalmente assinado em 26 de Julho de 2005 tendo aderido várias regiões: Champagne, Chianti Classico, Jerez, Long Island, Napa Valley, Oregon, Paso Robles, Porto, Rioja, Sonoma County, Tokaj, Victoria, Walla Walla Valley, estado de Washington e A ustrália Ocidental.

A Declaração assinada pelas 15 regiões vinícolas defende que as denominações de origem são uma ferramenta essencial para que os consumidores possam identificar os vinhos em relação às áreas específicas de onde provêm. Neste sentido, a reunião em Nova York serviu para que as regiões envolvidas reafirmassem o seu compromisso de trabalhar em conjunto na educação do consumidor e defesa pública para garantir que esses nomes são protegidos e respeitados em todo o mundo.    

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia