As vendas portuguesas de vinho do Porto fecharam os primeiros nove meses deste ano com uma queda de 4,4%, para 229,6 milhões de euros, mas, contrariando esta tendência, os consumidores brasileiros estão a mostrar maior interesse naquele que é um dos produtos lusos de maior sucesso nos mercados externos.
As exportações de vinho do Porto para o Brasil cifraram-se em 3,95 milhões de euros até setembro, mais 2,8% que nos primeiros nove meses do ano passado, o que coloca o Brasil actualmente como o 11º mercado do vinho do Porto, numa lista que é liderada por França, com um consumo equivalente a 57,9 milhões de euros até setembro.
Entre os dez principais mercados consumidores de vinho do Porto sete países apresentam este ano uma descida no consumo. As exportações para França caíram 4,7%, as vendas em Portugal (segundo maior mercado) levam uma queda de 7,9% e a Bélgica, outro importante destino, regista um decréscimo de 9,5% do consumo.
Dos maiores clientes, apenas Estados Unidos, Espanha e Holanda apresentam um crescimento do consumo (de 4,8%, 6,4% e 0,5%, respectivamente), de acordo com os mais recentes dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).
O Brasil, no 11º lugar das vendas, representa 1,7% do total de volume de negócios do vinho do Porto até setembro, logo a seguir a Espanha, em 10º, que nos primeiros nove meses do ano fez compras de 4 milhões de euros, com uma quota também de 1,7%.
Segundo o IVDP, este ano o vinho do Porto está a ser exportado para o Brasil a um preço médio de 4,43 euros por litro, o que representa um aumento de 1,9% face a 2010. Globalmente, o preço médio do vinho do Porto este ano está em 4,32 euros por litro, mais 0,7% do que há um ano.
Fonte: Portugal Digital
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30