Início\ Informação \ Notícias
Vinhos franceses de Borgonha atingem valor recorde de 10,5 ME em leilão Hong Kong
Uma coleção de vinhos franceses da região da Borgonha (centro-leste de França) foi arrematada pelo valor recorde de 10,5 milhões num leilão realizado em Hong Kong durante o fim de semana, foi hoje anunciado.

Os vinhos vendidos faziam parte da coleção de Don Stott, considerada como a "biblioteca de referência dos grandes (vinhos) da Borgonha", região vinícola francesa das mais conhecidas e respeitadas a nível mundial, indicou a casa de leilões norte-americana Acker Merrall & Condit.

"A licitação feroz desenrolou-se durante dois dias e resultou nesta venda especial, refletindo a crescente procura e paixão por grandes vinhos da Borgonha no mercado mundial", disse a leiloeira em comunicado, ao adiantar que tinham vendido 98 por cento dos lotes.

De acordo com a Acker Merrall & Condit, foram vendidos 145 lotes, incluindo 23 de garrafas Roumier Georges, 22 da marca Domaine Dujac, 17 da Romanée-Conti e 13 lotes Louis Jadot.

A "estrela" das vendas foi uma caixa de Domaine de La Romanée-Conti La Tache, do ano de 1990, arrematada por 536.800 dólares de Hong Kong (50.170 euros).

O vinho Romanée-Conti é produzido na vila de Vosne-Romanée, numa parcela de menos de dois hectares, com produção anual de cerca de 6.000 garrafas.

Hong Kong, onde os impostos sobre o vinho importado foram abolidos em 2008, juntou-se a Nova Iorque e Londres como um dos três maiores centros de leilões de vinho do mundo, principalmente devido ao aumento do número de bilionários chineses.

Os chineses continentais são clientes habituais nas vendas de mais prestígio de objetos de arte, jóias ou vinho, e Hong Kong é uma plataforma para o vinho na Ásia e uma grande porta de entrada para a China.

 

Fonte: Lusa/FV.