Início\ Informação \ Notícias
Douro: Várias entidades convidam a um brinde nacional no domingo com vinho do Porto
Várias entidades do Douro convidam todos os portugueses a um brinde com vinho do Porto, no domingo, Dia Europeu do Enoturismo, uma iniciativa que marca o arranque das comemorações do décimo aniversário da classificação da região como Património Mundial.

A UNESCO classificou o Alto Douro Vinhateiro (ADV) a 14 de dezembro de 2001. No âmbito das comemorações dos 10 anos após a distinção como Paisagem Cultural, Evolutiva e Viva, o Douro apela e convida para um "Brinde a Portugal e aos Portugueses", no domingo, data em que se celebra o Dia Europeu do Enoturismo.

A proposta é para que o brinde seja proporcionado, às 13:00 em ponto e em todo o país, pelo maior número de restaurantes, bares, lojas e locais. A intenção do "Brinde a Portugal e aos Portugueses" é a de que os portugueses promovam também, em suas casas, às 20:00, um brinde à família, aos vizinhos e aos amigos.

Esta ação vai marcar presença na rede social Facebook, onde será criada uma plataforma de divulgação e interação com os aderentes a este "movimento" e lançado, no decorrer desta semana, um passatempo que convida todos a partilharem fotografias do brinde, identificando o local do mesmo.

Aos promotores dos dez brindes mais criativos será oferecida uma garrafa de vinho do Porto 10 Anos do IVDP, comemorativa dos 10 anos de Douro enquanto Património Mundial.

A organização, de acordo com um comunicado enviado hoje à comunicação social, quer ajudar à recuperação da autoestima e do orgulho nacionais, utilizando o produto português mais conhecido em todo o mundo, o vinho do Porto.

"Brinde a Portugal e aos Portugueses" é uma iniciativa conjunta de várias entidades que promovem o Douro e o vinho do Porto, como a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Estrutura de Missão do Douro (EMD), a Rota do Vinho do Porto (RVP) a Liga dos Amigos Douro Património Mundial (LADPM), a Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP).

Ainda a Casa do Douro (CD), a Entidade Regional de Turismo do Douro (ERTD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), o Museu do Douro (MD) e a Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (AE.HTDOURO).

A iniciativa conta com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

A área classificada do ADV estende-se por 26 mil hectares, de 13 concelhos, o que representa dez por cento da Região Demarcada do Douro, onde se produz o vinho do Porto.

 

Fonte: Lusa/PLI.