Início\ Informação \ Notícias
Chefs e sommeliers mundiais apoiam verdade na rotulagem do vinho
Ferran Adria do El Bulli, Thomas Keller do The French Laundry's, Pontus Elofsson do Noma e outros representantes de renomados restaurantes, incluindo Joel Robuchon, Wolfgang Puck e Alain Ducasse, assinaram uma carta aberta dando o seu apoio para proteger as denominações de origem dos vinhos

Jose Andres, que tem restaurantes em Las Vegas, Los Angeles e Washington DC, disse: «Nós apoiamos esta declaração conjunta para proteger os nomes da origem dos vinhos, porque os nomes dos lugares são fundamentais para a compreensão dos alimentos e os vinhos com que trabalhamos todos os dias».

Num acordo assinado o ano passado entre EUA e Europa, os Estados Unidos concordaram em impedir que os produtores de vinho novo usassem 'Porto' nos nomes e outros semi-genéricos nomes como Sherry e Borgonha. Mas o acordo tem uma antiga cláusula que permite que os produtores existentes no mercado antes de Março de 2006 possam em alguns casos usar esses nomes.      

A Declaração de Protecção do Lugar e Origem do Vinho formada em 2005 conta com o apoio de 15 regiões vinícolas incluindo Champagne, Jerez, Porto e Napa. Segundo a Associação Napa Valley Vintners, os produtores de países tão diversos como a Alemanha e a China colocam "Napa" ou nomes similares de uma forma enganosa nos seus vinhos. Com o apoio de chefs e de especialistas em comida e vinhos esta Declaração Conjunta espera convencer os legisladores a proteger melhor os nomes do lugar e origem do vinho.      

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.comElisabete Maia