Início\ Informação \ Notícias
Douro: Duzentas mulheres homenageiam hoje Dona Antónia Adelaide Ferreira
- Duzentas mulheres homenageiam hoje, no Peso da Régua, Dona Antónia Adelaide Ferreira, numa iniciativa que se insere nos 200 anos do nascimento da empresária que desempenhou um importante papel no desenvolvimento do Douro Vinhateiro.

A "Homenagem de mulheres a uma grande mulher" é organizada pela Associação Sabrosa Douro XXI, com o apoio da Turismo do Douro.

Esta iniciativa está associada à exposição "Dona Antónia, uma vida singular" e vai contar com a participação de empresárias, investigadoras, produtoras e várias enólogas, entre outras mulheres ligadas à vitivinicultura duriense.

A homenagem será feita durante um jantar, no Museu do Douro, no decorrer do qual será debatido o "O Papel da Mulher no desenvolvimento da Região Duriense". A animação fica a cargo da tuna feminina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Dona Antónia Adelaide Ferreira nasceu a 04 de julho de 1811, na Régua, e morreu em março de 1896, na quinta das Nogueiras. Quando morreu, aos 85 anos, deixou como herança a maior empresa nacional de vinho do Porto.

A "Ferreirinha", como ficou conhecida, tornou-se, segundo refere a organização em comunicado, "um exemplo maior da iniciativa, perseverança e luta individual em defesa do Douro e da região vinhateira".

Dona Antónia adquiriu 23 quintas no Douro Vinhateiro. A empresária ficou conhecida pela luta que travou contra a filoxera, uma praga que, na segunda metade do século XIX, destruiu muitas vinhas durienses e fez da garantia da qualidade do vinho do Porto um dos seus objetivos de vida.

Após a praga, a empresária mandou replantar vinhas, pagou a construção de quilómetros de estradas e de caminhos-de-ferro e chegou a dar trabalho a mil operários.

Além da mulher de negócios, destaca-se ainda a sua dimensão social, já que ajudou a construir os hospitais de Peso da Régua, Vila Real, Moncorvo e Lamego e ajudou ainda a Misericórdia do Porto.

Dois anos depois da sua morte, foi criada a Companhia Agrícola dos Vinhos do Porto, mais conhecida por "Casa Ferreirinha".

A Associação Sabrosa Douro XXI é uma organização que tem como principal objetivo a promoção do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial Humanidade, estimulando a criação de um trabalho em rede de cooperação entre as entidades e empresas associadas, nos domínios da economia, da cultura e do turismo no concelho de Sabrosa, onde se situa uma das mais emblemáticas quintas de Dona Antónia Ferreira, a Quinta do Porto.

 

Fonte: Lusa/PLI.