A "Homenagem de mulheres a uma grande mulher" é organizada pela Associação Sabrosa Douro XXI, com o apoio da Turismo do Douro.
Esta iniciativa está associada à exposição "Dona Antónia, uma vida singular" e vai contar com a participação de empresárias, investigadoras, produtoras e várias enólogas, entre outras mulheres ligadas à vitivinicultura duriense.
A homenagem será feita durante um jantar, no Museu do Douro, no decorrer do qual será debatido o "O Papel da Mulher no desenvolvimento da Região Duriense". A animação fica a cargo da tuna feminina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Dona Antónia Adelaide Ferreira nasceu a 04 de julho de 1811, na Régua, e morreu em março de 1896, na quinta das Nogueiras. Quando morreu, aos 85 anos, deixou como herança a maior empresa nacional de vinho do Porto.
A "Ferreirinha", como ficou conhecida, tornou-se, segundo refere a organização em comunicado, "um exemplo maior da iniciativa, perseverança e luta individual em defesa do Douro e da região vinhateira".
Dona Antónia adquiriu 23 quintas no Douro Vinhateiro. A empresária ficou conhecida pela luta que travou contra a filoxera, uma praga que, na segunda metade do século XIX, destruiu muitas vinhas durienses e fez da garantia da qualidade do vinho do Porto um dos seus objetivos de vida.
Após a praga, a empresária mandou replantar vinhas, pagou a construção de quilómetros de estradas e de caminhos-de-ferro e chegou a dar trabalho a mil operários.
Além da mulher de negócios, destaca-se ainda a sua dimensão social, já que ajudou a construir os hospitais de Peso da Régua, Vila Real, Moncorvo e Lamego e ajudou ainda a Misericórdia do Porto.
Dois anos depois da sua morte, foi criada a Companhia Agrícola dos Vinhos do Porto, mais conhecida por "Casa Ferreirinha".
A Associação Sabrosa Douro XXI é uma organização que tem como principal objetivo a promoção do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial Humanidade, estimulando a criação de um trabalho em rede de cooperação entre as entidades e empresas associadas, nos domínios da economia, da cultura e do turismo no concelho de Sabrosa, onde se situa uma das mais emblemáticas quintas de Dona Antónia Ferreira, a Quinta do Porto.
Fonte: Lusa/PLI.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30