O sócio-gerente da empresa, José Poeiras, adiantou à Agência Lusa que a Porta de Santa Catarina exporta 55 por cento da sua produção, tendo conquistado clientes em vários países, sobretudo nos Estados Unidos, Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, Brasil, Suíça, Canadá e Áustria.
José Poeiras, que é também o enólogo, indicou que a empresa pretende aumentar em 2012 as vendas para o mercado externo dos "vinhos de qualidade" que produz, sobretudo para a Alemanha e Suíça, e começar a vender para a Holanda, no sentido de exportar 70 por cento da sua produção.
Segundo o empresário, o cliente da Suíça está a importar o Porta de Santa Catarina sobretudo para distribuir o vinho numa rede de restaurantes destinados a consumidores vegetarianos naquele país.
O empresário explicou que no mercado nacional "há muita concorrência" e está "saturado" no respeitante a "preços e quantidades", para além da crise económica afetar também as vendas.
A empresa Porta de Santa Catarina produz atualmente 70 mil garrafas de vinho tinto e doze mil de branco, tendo lançado recentemente no mercado o vinho Porta de Santa Catarina colheita selecionada 2010.
Sobre os vinhos da colheita deste ano, branco e tinto, José Poeiras realçou que são de "muito boa qualidade", já confirmada nas provas.
Para o mercado nacional é destinada atualmente 45 por cento da produção da empresa, com a distribuição do vinho a ser efetuada por regiões, através de distribuidores, surgindo em restaurantes, lojas gourmet e garrafeiras.
José Poeiras salientou que da colheita de 2009 a empresa tem "apenas o vinho reserva", tendo "esgotado" a restante produção.
A empresa, que tem duas adegas, produz os vinhos Porta de Santa Catarina, colheita selecionada e reserva, na adega de Estremoz, e o Bacante, na adega situada no concelho de Vila Viçosa.
Em 2012, a empresa vai iniciar a produção de vinhos licorosos e abafados.
O vinho regional alentejano Porta de Santa Catarina tem recebido vários prémios a nível nacional e internacional.
A empresa Porta de Santa Catarina-Vinhos foi fundada há cerca de três anos, resultando da divisão da Sociedade Agrícola Poeiras e Xarepe, que já produzia o vinho Porta de Santa Catarina desde 2000.
A produção da empresa resulta exclusivamente da vinificação de uvas próprias nos oito hectares de castas tintas (Syrah, Touriga Nacional, Aragonês, Alicante Bouchet, Cabernet Sauvignon e Trincadeira) e um hectare de castas brancas (Arinto, Antão Vaz e Roupeiro).
Fonte: Lusa/TCA.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30