Início\ Informação \ Notícias
Desenvolvimento do enoturismo na Bairrada em análise
Realizou-se, no dia 19 de outubro, no Hotel Moliceiro, em Aveiro, o seminário "Oportunidade e Desafios para o Desenvolvimento e Promoção Turística da Região da Bairrada", organizado pela Associação Rota da Bairrada

Esta iniciativa surge no âmbito do ‘Programa de Dinamização da Bairrada', financiado pelo FEDER, inserido no Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013 QREN.

Este foi um espaço de discussão e partilha de experiências sobre o desenvolvimento do enoturismo na Bairrada e contou com a presença de especialistas em conhecimento e investigação em turismo, hotelaria e enologia. O seminário foi dividido em três sessões de trabalho e observou momentos distintos de informação e conteúdos.


A primeira sessão, "O contributo do enoturismo para o desenvolvimento regional", contou com a participação da Associação Rota da Bairrada, Turismo Centro de Portugal e Universidade de Aveiro/IDTour e cujas intervenções possibilitaram compreender novas prespetivas de organização da oferta e conhecer alguns dos indicadores de impacto que permitiram refletir a importância do enoturismo para a Bairrada.

A segunda sessão, "O Enoturismo - do produto à estrutura da oferta - experiências e casos práticos", moderada por Irina Amaral coordenadora da unidade de investigação do IPAM, contou com a participação de Maria José Silva (APAVT), Tiago Rodrigues (Operador Soltrópico), Luciana Sardo (Aliança Vinhos de Portugal) e Filipe Marques (M&A digital). Foram debatidos temas como os desafios da comercialização de produtos turísticos em torno da gastronomia e dos vinhos, o trabalho em rede, qualidade e inovação do produto turístico e, por último, abordou-se a questão da importância do web-marketing e do novo consumidor.


Para terminar, a terceira sessão, "A Bairrada Vitivinícola: o Terroir....", foi apresentada por José Miguel Meneses (Comissão Vitivinícola da Bairrada) que abordou a história da Bairrada, características dos vinhos destacando a inovação da região e aspetos diferenciadores.

 

Fonte: CV Bairrada