presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) falava à Lusa a propósito do primeiro congresso internacional de gastronomia e vinhos do Porto e Norte de Portugal, que decorre entre quinta-feira e sábado no Porto.
"O Porto e Norte é claramente um destino com diversidade de oferta e
um dos produtos que ressalta pela sua enorme visibilidade e crescimento é
claramente a gastronomia e vinhos", declarou, à agência Lusa, Melchior
Moreira.
Para o responsável do TPNP, o Porto e Norte é "um destino claramente
apetecível".
"Não é ainda um destino consolidado, como o Algarve, Lisboa,
Madeira ou Açores", admitiu Melchior Moreira, mas nos últimos dois anos, a
região colocou-se "claramente a caminho do pódio dos destinos nacionais, fruto
da sua diversidade de oferta fantástica".
"Apostamos numa das joias da coroa
em termos de promoção turística: a gastronomia e vinhos, como forma de
apostarmos numa política de inovação, em termos promocionais, permitindo ganhar
mais visibilidade e notoriedade nos mercados nacional de proximidade e externo",
acrescentou.
Melchior Moreira defende que a região tem "das melhores cozinhas
e dos melhores cozinheiros do Mundo",
"Apostar na gastronomia e vinhos é
claramente apostar na promoção do território deste destino", sustentou.
O
congresso, que pretende "envolver os municípios, a restauração, a hotelaria, as
confrarias gastronómicas e báquicas, que são guardião do ADN da gastronomia",
quer discutir a valorização dos produtos locais e certificados.
No primeiro
dia do encontro, estarão em debate "o tecido produtivo certificado e de
excelência" e a restauração e turismo, nomeadamente as "problemáticas com que o
setor se depara, nesta conjuntura económica difícil", bem como a dieta
atlântica, num painel com a participação de especialistas internacionais.
A
gastronomia como património cultural e as marcas enogastronómicas estarão também
em destaque, bem como o "caso de sucesso" de Santiago de Compostela na sua
promoção como destino gastronómico. Melchior Moreira recordou que a região Norte
e a Galiza têm trabalhado numa "estratégia conjunta que visa promover um
território alargado e identificado como 'um destino, dois
países'".
Fonte: Lusa/JH.
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