Início\ Informação \ Notícias
Vindima deste ano registou aumento de 10 por cento na produção
A produção de uvas registou, este ano, um aumento de 10 por cento relativamente ao ano anterior.

Isto apesar de este ano ter sido complicado em termos fitossanitários para a cultura da vinha, com o aparecimento durante os meses de Maio e Junho de doenças como o míldio, que conduziram a quebras em termos individuais na produção de uvas.
Com efeito, na vindima deste ano , e conforme nos diz Paula Cabaço,foram entregues para a produção de Vinho Madeira e vinhos de mesa de qualidade, um total de aproximadamente 3.748 toneladas de uvas.
Nos principais concelhos vitícolas da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente Câmara de Lobos e São Vicente, na vindima de 2011 verificou-se um aumento da produção de uvas, relativamente ao ano anterior, de cerca de 16por cento e 1 por cento respectivamente.

Bom tempo ajudou

As entregas de uvas abrangeram cerca de 1.330 viticultores, tendo o grau médio das uvas sido de 9,65ºgraus.
As boas condições atmosféricas que se verificaram no final da vindima, com tempo quente e seco, contribuíram, segundo a representante do Instituto do Vinho, Bordado e Tapeçarias da Madeira,para uma correcta maturação das uvas. Em relação às uvas retiradas por não reunirem a qualidade mínima para indústria (com grau inferior a 9º), Paula Cabaço diz que foram recepcionadas, pelo IVBAM, 56,1 toneladas (cerca de 1.5 por cento da produção total), o que corresponde ao valor mais baixo das últimas três vindimas, ou seja, dos anos 2009, 2010 e 2011    

 

 

Fonte: Jornal da Madeira