Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do DÃO Regressam ao Brasil
Os Vinhos do Dão serão novamente promovidos no Brasil, em três acções que vão decorrer em São Paulo, Brasília e Recife, nos próximos dias 21, 22 e 24 de Novembro, respectivamente.

De acordo com dados disponibilizados pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, o Brasil representa na actualidade um dos principais destinos de exportação dos vinhos da região, tendo registado, nos primeiros 10 meses deste ano, um crescimento de 22% face a período homólogo do ano passado. As exportações cresceram em todos os segmentos (vinhos brancos, rosés e tintos), mas merece ser realçado o facto de o vinho branco ter duplicado as vendas neste período.

"O Brasil é o terceiro maior mercado de exportação, fora da União Europeia, para os Vinhos do Dão. As expectativas de crescimento são muito optimistas e estão sustentas, sobretudo, em três factores: a notoriedade dos Vinhos do Dão, em particular junto da comunidade luso-brasileira; o facto de a região do Dão estar apostada no aumento da produção de vinhos brancos e estes terem um fantástico potencial de crescimento no mercado brasileiro; e, por fim, a esperança de as negociações entre a União Europeia e o Mercosul conduzirem em breve a uma redução das medidas pautais proteccionistas que o Brasil aplica aos vinhos europeus importados", observa o Presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha.

De notar que, em 2010, o Dão exportou cerca de um milhão de garrafas para o Brasil, com os vinhos tintos a representarem mais de 90% desse volume.

  

PROVAS E DEGUSTAÇÕES EM CIDADES ESTRATÉGICAS

A nova incursão que a CVR Dão promove pelo Brasil contempla a realização de duas provas de vinhos e um jantar de degustação.

Com início já no próximo dia 21 de novembro, entre as 16h e as 20h, o Hotel Tivoli, em São Paulo, será o palco de uma prova com uma dezena de produtores do Dão: Álvaro de Castro, Casa da Passarela, Caves da Aliança, Dão Sul/Global Wines, FTP Vinhos, Lusovini, Quinta das Camélias, Quinta do Carvalhão Torto, Quinta do Cerrado, Quinta de Lemos e Seacampo.

O mesmo grupo de produtores participará no jantar de degustação do dia seguinte, 22 de Novembro, pelas 20h, no restaurante Soho, em Brasília - um dos mais conceituados restaurantes japoneses do Brasil.

Por fim, no dia 24 de Novembro, no Mar Hotel, em Recife, das 16h às 20h, os Vinhos do Dão estarão em nova prova, igualmente dirigida a profissionais da hotelaria e restauração, jornalistas e líderes de opinião, convidados e público.

"Trata-se de mais uma oportunidade de divulgação e promoção que a CVR Dão proporciona aos seus agentes económicos. Além do reforço de notoriedade dos Vinhos do Dão, estas iniciativas revelam-se excelentes oportunidades para concretizar novos negócios e explicar ao público brasileiro as principais características dos nossos vinhos: nascem na região que é o berço de duas das mais emblemáticas e elogiadas castas portuguesas - a Touriga Nacional, nos tintos, e o Encruzado, nos brancos;  expressam um ‘terroir' excecpional para a produção de vinhos de qualidade; têm uma enorme capacidade de harmonização gastronómica e revelam poder de longevidade notável", acentua Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

 

Fonte: