Segundo Agostinho Monteiro, presidente da Adega Cooperativa de Pinhel, no distrito da Guarda, a instituição já conquistou clientes em vários mercados estrangeiros, sobretudo em Angola, Brasil, Guiné e França.
"Tendo em conta as dificuldades que o mercado nacional tem, cada vez mais, em escoar os seus vinhos, procuramos mercados internacionais", justificou o responsável.
Acrescentou que a aposta está a ter "algum sucesso", nomeadamente no mercado angolano, para onde, este ano, a adega que dirige exportou quatro contentores com garrafas de vinho.
Contou que para o Brasil foram enviados dois contentores, Guiné recebeu "algumas paletes" e o mercado francês está a absorver "dois camiões TIR [de garrafas de vinho] por ano".
Pelas contas do dirigente, em 2011, a instituição terá exportado perto de 100 mil garrafas e cerca de 40 mil litros de vinho tinto em garrafões e em embalagens 'bag-in-box', das marcas Pinhel DOC, Varanda do Castelo e D. João I.
As vendas para o estrangeiro são superiores a 100 mil euros, revelou, considerando que este encaixe financeiro permite "melhorar" as contas da adega.
"Se virmos isoladamente, 100 mil garrafas ainda têm o seu peso, [mas] se virmos no contexto da adega, ainda é pouco", reconheceu Agostinho Monteiro, salientando que a direção pretende criar condições para que o mercado internacional seja "um pouco maior". Anunciou que já está "a sondar outros mercados", nomeadamente o norte-americano e o suíço.
O responsável garantiu que a Adega Cooperativa de Pinhel tem condições, "tanto em termos de qualidade de produto, como de imagem e de logística, para dar resposta às solicitações" que surjam no futuro.
Na campanha deste ano a adega recebeu mais de 10 milhões de quilogramas de uvas, que produziram cerca de sete milhões de litros de vinhos brancos e tintos.
Para além dos vinhos de mesa, a atual direção liderada por Agostinho Monteiro, que iniciou funções em 2006, lançou um vinho licoroso e um espumante, que estão em processo de afirmação.
A Adega Cooperativa de Pinhel tem cerca de 1800 associados nos concelhos de Pinhel, Almeida, Meda e Trancoso.
Fonte: Lusa/ASR.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30