Houve ainda a entronização de um grupo de confrades brasileiros que, ao longo destes anos, muito têm contribuído para a divulgação dos vinhos Bairrada naquele país.
Na sua intervenção, Fernando Castro, presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, sublinhou que "a Bairrada tem ainda muito a fazer pelos espumantes que são a bandeira da região e assim deve continuar".
Na sua opinião, "em época de dificuldades, a união de todos é fundamental, para que dela resulte uma conjugação dos esforços e uma acção reforçada e certeira".
Espera que "o processo de constituição da nova Entidade Certificadora da Região da Bairrada, que ao longo de vários anos sofreu tantas vicissitudes e atropelos, chegue finalmente e muito em breve a bom porto e possa prosseguir caminho seguro e profícuo".
Fernando Castro referiu-se ainda à colheita deste ano que "terá superado algumas expectativas, não só porque as condições climáticas para tanto contribuíram, mas também porque os nossos produtores se têm empenhado cada vez mais em apresentar produtos, cuja qualidade sobressaia entre os congéneres", acrescentando que "estamos certos de que a safra de 2011 proporcionará excelentes argumentos para promover a imagem da Bairrada".
"Região nobre e com grande expressão"
Alceu Filho falou em nome dos novos Confrades, dizendo que "é uma honra pertencer a esta família de uma região tão nobre e com grande expressão e valor, a nível mundial, no que respeita a vinhos e gastronomia".
Pelos velhos Confrades falou Carlos Loureiro afirmando que "é com prestígio que vemos a entrada de novos elementos. Saímos daqui enriquecidos com a vossa entrada". Salientou que "há aqui pessoas que muito têm dado pela Bairrada".
Carlos Loureiro afirmou ainda que "estamos a celebrar o vinho da Bairrada. Estamos num momento muito positivo".
Considerou também que o vinho pode ser utilizado como um produto de exportação de excelência para sair da crise em que o país se encontra.
A entronização do Confrade Honorário, Souto Moura, encerrou o Grande Capítulo. O Arquitecto agradeceu o convite para pertencer à Confraria, afirmando que "é uma honra". Confessou ainda que ficou "encantado com o ambiente que aqui encontrei, com este convívio, sem que haja outro tipo de interesses por detrás".
(caixa)
Confrade Honorário
Eduardo Souto Moura
Confrades de Mérito
Associação de Escanções de Portugal
Alceu Filho
Carlos Gapski
Ivo Costa
Juliano Zanoni
Mário Junior
Reinaldo Bessa
Ricardo Lemos
Confrades efectivos
Aníbal Santos
Amadeu Homem
Fernando Henriques
Gonçalo Neves
Isabel Coutinho
João Aidos
Jorge Raposo
José Afonso
José Ferreira
Lina Pinho
Luis de Matos
Manuel Pereira
Maria do Céu Santos
Maria Miguel Manão
Rosa Albino
Sérgio Campos
Fonte: Região Bairradina
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30