As normas consistem num protocolo universal (General Principles of the OIV Greenhouse Gas Accounting Protocol for the Vine and Wine Sector) que recomenda a utilização da rolha de cortiça enquanto produto sustentável.
O protocolo assenta em duas vertentes: "Enterprise Protocol" e "Product Protocol". As vertentes permitem às empresas poderem avaliar as suas emissões de carbono através de um sistema de cálculo e oferecem um guia de análise do Ciclo de Vida do Produto no qual a rolha de cortiça possui um papel preponderante.
A OIV refere que as "rolhas de cortiça representam uma especificidade do sector vinícola e a sua utilização tem um impacto importante na conservação sustentável da floresta. Devido a este papel importante, o balanço da emissão de carbono da rolha pode ser tido em conta... ".
Em comunicado, Joaquim Lima, director da APCOR (Portuguese Cork Association) refere que «a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental estão na ordem do dia e, com isto, não podemos minimizar a importância de tal reconhecimento de uma organização mundial que rege o comércio de vinho. A rolha de cortiça é a única opção de vedante para os produtores de vinho, distribuidores e retalhistas que pretendem minimizar a pegada de carbono e adoptar as melhores práticas em relação ao desempenho», concluiu.
Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30