Início\ Informação \ Notícias
OIV recomenda rolha de cortiça
O OIV - “Office Internacionale de la Vigne et du Vin” lançou recentemente novas normas ambientais para o sector vitivinícola.

As normas consistem num protocolo universal (General Principles of the OIV Greenhouse Gas Accounting Protocol for the Vine and Wine Sector) que recomenda a utilização da rolha de cortiça enquanto produto sustentável.

O protocolo assenta em duas vertentes: "Enterprise Protocol" e "Product Protocol". As vertentes permitem às empresas poderem avaliar as suas emissões de carbono através de um sistema de cálculo e oferecem um guia de análise do Ciclo de Vida do Produto no qual a rolha de cortiça possui um papel preponderante.

A OIV refere que as "rolhas de cortiça representam uma especificidade do sector vinícola e a sua utilização tem um impacto importante na conservação sustentável da floresta. Devido a este papel importante, o balanço da emissão de carbono da rolha pode ser tido em conta... ".

Em comunicado, Joaquim Lima, director da APCOR (Portuguese Cork Association) refere que «a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental estão na ordem do dia e, com isto, não podemos minimizar a importância de tal reconhecimento de uma organização mundial que rege o comércio de vinho. A rolha de cortiça é a única opção de vedante para os produtores de vinho, distribuidores e retalhistas que pretendem minimizar a pegada de carbono e adoptar as melhores práticas em relação ao desempenho», concluiu.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia