Início\ Informação \ Notícias
Jornadas debatem potencial do enoturimo na região Centro Coimbra
Valorizar e dar visibilidade ao enoturismo, segmento com "um potencial muito grande" na região Centro, é objetivo das jornadas dedicadas a este setor, que decorrem terça e quarta-feira em Anadia e Coimbra.

Organização conjunta da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e Associação Rota da Barrada, as primeiras Jornadas de Enoturismo surgem "em resultado do reconhecimento do potencial" deste segmento nesta zona do país.

"Com as jornadas queremos valorizar o produto enoturismo. Existem exemplos de boas práticas, mas ainda não estão generalizadas na região, queremos que o Centro de Portugal se venha a assumir como destino de excelência e espaço privilegiado do enoturismo", afirmou hoje Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo.

Na ótica da diretora da EHTC, Ana Paula Pais, o enoturismo é um produto "muito enriquecedor" e a região Centro "tem um potencial muito grande" em termos do produto vinho.

"Queremos aumentar o número de turistas na região Centro, diversificando a sua experiência por forma a que a sua estadia possa ser uma experiência enriquecedora, visitando locais como adegas, caves ou vinhedos", afirmou Pedro Machado, ao frisar que existe "claramente mercado para este segmento".

As jornadas visam debater o papel do enoturismo no desenvolvimento dos destinos turísticos, analisar as potencialidades deste produto no Centro de Portugal - e especificamente nas regiões vitivinícolas da Bairrada, Dão e Beira Interior, conhecer as tendências da procura (nacional e internacional) e promover a oferta regional assente em equipamentos de elevada qualidade, contando com a participação da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, no jantar vínico programado para quarta-feira no restaurante da EHTC.

"Precisamos de promover o enoturismo, porque temos muitos projetos de sucesso", adiantou Ana Paula Pais, ao referir que as jornadas constituem "o pontapé de saída para tornar o produto mais visível".

Subordinadas ao tema "O Centro de Portugal como destino do enoturismo", as jornadas começam terça-feira no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia (Aveiro), com uma sessão sobre o exemplo deste produto na Bairrada, complementada com visitas técnicas e um 'jantar vínico', na Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos.

Na quarta-feira, nas instalações da EHTC, são debatidos os temas  "O papel do enoturismo no desenvolvimento dos destinos turísticos", "Novas dinâmicas de enoturismo no Centro de Portugal" e "Oportunidades e desafios do mercado para o enoturismo", com a participação de responsáveis das universidades de Aveiro e Salamanca e do Turismo de Portugal e de Castilla y Léon, bem como de alguns empresários com boas práticas neste segmento na região, entre outros especialistas.

 

Fonte: Lusa/MCS