Início\ Informação \ Notícias
Vinhos: 350 marcas ibéricas disponíveis para degustação na localidade fronteiriça de Trabanca
A Rota Internacional do Vinho (RIV) promove até domingo uma oportunidade "única" de dar a conhecer ao grande público, os vinhos distinguidos no concurso vinícola "Arribes 2011", certame que juntou mais de 350 marcas.

"Damos a oportunidade às pessoas de degustarem os melhores vinhos de todas as regiões vinícolas da Península Ibérica pelo preço simbólico de 1.5 euros, que é o valor pago à entrada do salão de provas", disse hoje à agência lusa a enóloga da RIV, Lisete Osório.

Este certame decorre na localidade transfronteiriça de Travanca (Espanha) até domingo e pretende ser uma forma de contornar a crise e ao mesmo tempo promover os vinhos que, a preço de mercado, variam entre os dois euros e mais de 350 euros por garrafa.

"Aqui temos vinhos de qualidade que não se encontram facilmente no mercado e que vão desde os da Região Demarcada do Douro até aos verdes, passando pelo generosos e espumantes. Há também vinhos da Rioja (Espanha) e de outras regiões vinícolas", acrescentou a responsável.

A maioria dos vinhos apenas pode ser encontrada em adegas particulares ou lojas "gourmet" de Portugal e Espanha.

"A maior parte destes vinhos não passa pelos normais circuitos de comercialização e são de imediato exportados para a América Latina, Estados Unidos ou Ásia", acrescentou a Liste Osório.

Para acompanhar a degustação, a RIV editou um guia onde estão incluídos os 100 melhores vinhos de Portugal e Espanha.

"O guia dá conhecer todo os pormenores de cada vinho, desde a região onde é comercializado até ao prato que melhor acompanha", frisou a enóloga.

A RIV agrega cerca de 70 parceiros portugueses e espanhóis de setores que vão desde a restauração e produtos endógenos à produção de vinho e azeite ou turismo em espaço rural e meio ambiente.

 

Fonte: Lusa/FYP