Início\ Informação \ Notícias
Vinhos: Empresa de Estremoz já exporta 70 por cento da produção com Noruega a liderar
A empresa produtora de vinho Adega Monte Branco, de Estremoz, já exporta 70 por cento da produção para 15 países, com a Noruega a liderar atualmente o mercado internacional, revelou hoje o proprietário da empresa, Luís Louro.

Em declarações à Agência Lusa, o empresário salientou que a empresa vendeu este ano 42 mil garrafas de vinho para a Noruega, número quase semelhante ao de garrafas vendidas no mercado nacional.

Luís Louro adiantou que a Adega Monte Branco, que produz vinhos da marca Alento e que pretende consolidar como sendo "uma referência nos vinhos do Alentejo", já conquistou clientes em quinze países, sobretudo Noruega, Suíça, Brasil, Canadá, Irlanda e Estados Unidos.

Segundo o empresário, que é também o enólogo juntamente com Inês Capão, a empresa pretende aumentar as exportações apostando, a curto prazo, nos mercados da Polónia e Japão.

Apesar da atual crise económica, Luís Louro realçou que a empresa "cresceu este ano 100 por cento em volume de vendas, sobretudo na exportação".

Para o mercado nacional é destinado atualmente 30 por cento da produção da empresa, nomeadamente para as zonas de Lisboa, Madeira e Algarve.

A empresa produz anualmente 150 mil garrafas de vinho, 80 por cento tinto, 17 por cento branco e 3 por cento rosé, incluindo os vinhos reserva tinto e branco.

Os vinhos da Adega Monte Branco já receberam vários prémios a nível nacional e internacional, tendo conquistado este ano uma medalha de ouro com o vinho Alento Reserva Tinto 2008, no concurso "Mundus Vini", na Alemanha.

O vinho Alento Reserva Tinto 2008, vinho regional alentejano, foi produzido a partir das castas Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah.

O empresário avançou ainda que a empresa vai avançar para um projeto de enoturismo, criando na fase inicial uma sala de provas.

Luís Louro, formado em Enologia, após adquirir alguma experiência a trabalhar na Quinta do Mouro, em Estremoz, empresa do pai na qual é também o enólogo, e com um estágio na Califórnia, Estados Unidos, decidiu em 2004 criar o projeto Monte Branco.

Fazer vinhos na zona de Estremoz, utilizando castas maioritariamente tradicionais, com "um perfil moderno e apelativo", tendo como bandeira a relação qualidade/preço, foi o objetivo assumido pelo enólogo.

Em 2006, a empresa Vinhos Monte Branco construiu uma adega totalmente de raiz, muito perto da cidade de Estremoz, onde são vinificadas as uvas brancas e tintas provenientes dos 25 hectares de vinhas arrendadas.

Na empresa, a viticultura é também da exclusiva responsabilidade de Luís Louro, só assim o enólogo acredita "ser possível atingir os objetivos propostos".

 

Fonte: Lusa/TCA.