Início\ Informação \ Notícias
Aroma do vinho é projecto de investigação
Cinco adegas de Castilha e Leão e uma da Galiza assinaram um acordo para colaborar num projecto de investigação e desenvolvimento (I+ D) sobre o perfil aromático do vinho, financiado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI).

Vão participar no projecto a Casar de Burbia, Bodegas y Viñedos Luna Beberide y Dominio de Tares (Denominacão de Origem Bierzo); Legaris (Denominação de Origem Ribera del Duero); Pazos de Lusco (Denominação de Origem Rias Baixas; e Dominio Dostares (Vinho da Terra de Castilla y León).

A assinatura deste acordo será feito entre as empresas e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Inovação, para levar adiante a primeira versão I + D entre um consórcio de adegas na Comunidade de Castela e Leão.

O objectivo geral deste projecto, em que as adegas têm estado a trabalhar desde 2010, visa aprofundar o conhecimento do perfil aromático das castas objecto de estudo: Mencia, Tempranillo, Albariño e Prieto Picudo. Cada empresa irá contribuir no estudo com a sua experiência em cada casta e tipo de vinhos que gera, com o objectivo de obter um conhecimento abrangente de variedades autóctones de Castilha e Leão e Galiza.    

Trata-se de tornar vinhos monovarietais adaptados ao consumidor de características organolépticas melhoradas, assim como vinhos bi- varietais e até mesmo tri- varietais. Também se procederá à identificação e selecção de leveduras ecotípicas de diferentes localizações geográficas das culturas envolvidas.          

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia