O presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, apresentou hoje, no Fórum Anual desta associação interprofissional, que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, o plano de marketing para o período 2012/2014.
"Chegámos à conclusão de que, com os recursos financeiros postos à nossa disposição, seríamos mais eficazes se reduzíssemos o número de países onde estamos a fazer intervenção", disse Jorge Monteiro à agência Lusa.
Como "melhor exemplo" dessa "viragem", referiu o investimento anual de 2,5 milhões de euros para promoção da imagem de Portugal, traduzida no slogan Wines of Portugal, nos Estados Unidos da América, seguindo-se o Brasil, com um milhão de euros.
Além destes mercados, as atenções da ViniPortugal vão concentrar-se em Angola, Reino Unido, Canadá, países nórdicos e Alemanha, adiantou.
A outra diferença estará na aposta não só na promoção da imagem, nomeadamente através de publicidade em grandes revistas internacionais, mas também no investimento na educação e formação tanto dos profissionais como dos consumidores.
"Ou seja, temos cerca de 15 por cento do orçamento total em ações que vão envolver desde jornalistas de vinhos nos diferentes países, passando por escanções, chefes de restauração, conselheiros de vendas nas diferentes cadeiras e pontos de venda nos diversos mercados, e estas ações vão ser adaptadas ao grau de conhecimento de cada mercado", afirmou.
A grande viragem na orientação estratégica da organização será a determinação em ser "especialista em mercados e não em organização de eventos", disse, frisando que a ViniPortugal está já "a correr os vários países" e a fazer os briefings com as agências de comunicação.
"O objetivo é colocar os planos de cada mercado em agências especialistas nesses mercados", deixando de ser a ViniPortugal a assegurar a sua organização, disse Jorge Monteiro à Lusa.
Internamente, a ViniPortugal quer criar um "serviço de informação de mercados", que vai 'beber' a informação estatística trabalhada pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e cruzá-la com a observação de outros mercados.
Além de querer conhecer o que se passa nos outros mercados, como funcionam, qual o seu potencial de crescimento, a ViniPortugal quer igualmente observar as organizações congéneres de outros países, procurando "as melhores práticas".
Jorge Monteiro afirmou que vai continuar a assegurar a presença nas grandes feiras internacionais, sendo ainda objetivo organizar "sobretudo grandes provas onde vão estar os importadores e as empresas portuguesas".
Em Portugal, a entidade vai concentrar-se numa campanha de promoção da venda de vinho a copo, estando previstas, para o próximo ano, 72 ações de formação para restauração nas zonas de maior dinâmica económica do país, envolvendo 1.500 pessoas.
A campanha "A Copo!" vai ainda decorrer em festas de rua, sobretudo em Lisboa e no Porto, em locais frequentados por públicos mais jovens, sendo o enfoque colocado no consumo "responsável e moderado", disse.
"O consumo a copo permite consumir de forma responsável e moderada e experimentar diferentes tipos de vinhos consoante o gosto de cada um e o que temos na mesa como combinação gastronómica", frisou.
Fonte: Lusa/MLL.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30