Início\ Informação \ Notícias
Os melhores vinhos 2011 da Região de Lisboa
Numa iniciativa conjunta da Confraria dos Enófilos da Estremadura e da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, realizou-se o Concurso de Vinhos Engarrafados de Lisboa 2011, tendo por objectivo destacar e premiar os melhores vinhos da Região.

Este concurso, aberto a vinhos e aguardentes engarrafados com Denominação Origem "Alenquer", "Arruda", "Bucelas", "Carcavelos", "Colares", "Encostas D`Aire", "Óbidos", "Torres Vedras" e "Lourinhã" ou Indicação Geográfica Lisboa, contempla as classes de vinhos tranquilos, vinhos espumantes, vinhos
licorosos e aguardente com denominação de origem.

A primeira selecção é da responsabilidade da Câmara de Provadores da CVR, reunindo depois o Júri Especial constituído por credenciados provadores de todo o país.

Assim, dos 144 candidatos, 39 foram avaliados pelo Júri-Especial, constituído por especialistas independentes, enólogos, escanções, enófilos, provadores de várias CVRs e jornalistas do sector, e apuradas 19 medalhas de ouro e 19 medalhas de prata.

Os medalhados a dourado repartiram-se por 13 vinhos tintos (11 IG Lisboa, 1 DO Alenquer e 1 DO Encostas d'Aire), 3 vinhos brancos (IG Lisboa), 1 vinho rosado (IG Lisboa da casta Touriga-Nacional) e 2 aguardentes (DO Lourinhã).

Durante o ano de 2011, e independentemente deste evento, os Vinhos de Lisboa têm sido distinguidos em diversos concursos de reconhecido mérito, quer nacionais, quer internacionais, auferindo nesta altura 55 medalhas de ouro, 140 medalhas de prata e 79 medalhas de bronze.

Os Vinhos da Região de Lisboa têm vindo a registar um sucessivo incremento no volume comercializado, nomeadamente para os mercados externos (48 países). No ano passado os principais destinos foram: Angola, Noruega, Bélgica, Canadá, Estados Unidos da América, Finlândia, Reino-Unido, Alemanha, China, Brasil, Moçambique, Suécia e Holanda.

Os resultados foram divulgados em cerimónia no âmbito da actividade promocional dos produtos vínicos da região, em Julho, tendo sido a entrega de prémios feita por ocasião do Capítulo da Confraria dos Enófilos da Estremadura, a 26 de Novembro, em Torres Vedras.

 

Fonte: Agronotícias / Sopexa