Início\ Informação \ Notícias
Vinho e sobremesas nos menus
“Madeira” à sobremesa” é um concurso promovido pelo Instituto do Vinho da Madeira e que irá resultar na inclusão, nas listas de 18 restaurantes que se inscreveram, de sobremesas que promovam e valorizem o vinho Madeira.

Assim, propostas inovadoras que harmonizam sobremesas com os tipos de Vinho Madeira vão estar nos menus de diversos restaurantes, numa iniciativa a ter continuidade e que o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais espera que não seja estanque e que acabe por fazer parte das cartas dos estabelecimentos ao longo do ano, como lançou o desafio. Os consumidores madeirenses devem também dar o seu contributo nas opções que tomam.

A iniciativa foi apresentada no dia 20 pela directora do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, Paula Cabaço, e por Manuel António Correia. Entre os dias 24 de Dezembro e 4 de Janeiro, os clientes dos restaurantes inscritos poderão optar pelas sugestivas propostas. O mercado regional representa já 18% das vendas do Vinho Madeira, mas o Governo Regional quer aumentar a percentagem, recordou Manuel António.

A 9 a 11, um júri irá aos estabelecimentos de restauração provar e pontuar as harmonizações entre o Vinho Madeira e as sobremesas. O prémio atribuído é a oferta de uma viagem com alojamento de duas noites para uma pessoa, a Londres, com direito a participação na prova de Vinho Madeira na capital inglesa, com data prevista para Novembro de 2012.

Os restaurantes participantes, são Il Riso - Risotteria del Mondo, Beef & Wines, Il Gallo D'Oro, Les Faunes, Quinta das Vistas, Restaurante Mozart, Quinta do Furão, Restaurante Uva, Xôpana Restaurante, Quinta do Monte, Restaurante Chalet Vicente, Mania da Cozinha, Restaurante Armazém do Sal, Beerhouse, Four Views Oásis, Four Views Baía, Quinta da Casa Branca e Restaurante Beresford.

Manuel António Correia voltou a apelar ao consumo de produtos regionais, de modo a que o dinheiro fique na Região, pedindo aos madeirenses que, principalmente nesta altura de crise, «sejam regionalistas». E, como é tempo de prendas, sugeriu que o Vinho Madeira ou o bordado façam parte da lista de ofertas de Natal.


Fonte: Jornal da Madeira / Paula Abreu