Início\ Informação \ Notícias
OIV recomenda utilização da rolha de cortiça
A OIV considera que o uso de rolhas de cortiça tem um impacto importante na conservação sustentável da floresta.

A Organisation Internacionale de la Vigne et du Vin (OIV) (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) lançou, recentemente, novas normas ambientais para o sector vitivinícola. As normas consistem num protocolo universal, denominado General Principles of the OIV Greenhouse Gas Accounting Protocol for the Vine and Wine Sector, que recomenda a utilização da rolha de cortiça enquanto produto sustentável.

O protocolo consiste em duas vertentes: Enterprise Protocol (Protocolo Empresarial) e Product Protocol (Protocolo de Produto). Estas permitem às empresas avaliar as suas emissões de carbono através de um sistema de cálculo e oferecem um guia de análise do Ciclo de Vida do Produto no qual a rolha de cortiça possui um papel preponderante.

A OIV refere que as "rolhas de cortiça representam uma especificidade do sector vinícola e a sua utilização tem um impacto importante na conservação sustentável da floresta. Devido a este papel importante, o balanço da emissão de carbono da rolha pode ser tido em conta... ".

 

Fonte: Económico