Início\ Informação \ Notícias
Robert Parker distingue ‘Poeira’ e ‘Pó de Poeira’ com 94 e 92 pontos
Dois tintos da colheita de 2009 com factor “wow” .

O casal Jorge Moreira e Olga Martins, proprietários da Quinta do Poeira, acabam de ver o seu projecto pessoal distinguido ao mais alto nível, através da elevada pontuação atribuída aos seus vinhos no site do americano Robert Parker, o mais influente crítico de vinhos do mundo. Ambos da colheita de 2009, os tintos ‘Poeira' e o ‘Pó de Poeira' obtiveram, respectivamente, 94 e 92 pontos e foram considerados vinhos com factor "wow". A performance do ‘Pó de Poeira branco 2010' esteve igualmente em destaque com 90 pontos.

O ano de 2009 foi sem dúvida de excelência para o tinto ‘Pó de Poeira'. Afirma-o o enólogo Jorge Moreira e confirma-o Mark Squires, o provador dos vinhos portugueses, na sua avaliação publicada este mês no site de Robert Parker. O autor chega mesmo a elegê-lo como a melhor opção do Douro no que toca aos vinhos intitulados de "segunda linha" / gama média. Este é um tinto que resulta de um blend de vinhas velhas (50%) com castas de plantio mais recente - Sousão, Touriga Franca e Touriga Nacional -, seguido de um estágio de doze meses em barricas de carvalho usado.

O ‘Poeira' é o ícone desta dupla de sucesso, tendo a colheita de 2009 alcançado 94 pontos nesta mesma avaliação. É criado, exclusivamente, a partir de uvas de vinhas velhas, o que lhe confere atitude, corpo e persistência. Segundo Mark Squires, é um vinho de terroir, limpo e translúcido, que vai, contudo, ganhar e mostrar-se mais complexo com o passar do tempo (é um vinho com elevado potencial de envelhecimento). É envolvente, intenso e poderoso, mas ao mesmo tempo elegante e gracioso. A nível nacional, a Revista de Vinhos colocou-o no topo (em primeiro lugar ex-aequo) dos grandes tintos do Douro e o jornalista e crítico João Paulo Martins considerou-o um dos ‘Melhores do Ano' no seu Guia de Vinhos. 

A Quinta do Poeira viu também o seu branco ‘Pó de Poeira' - Alvarinho (85%) e Gouveio (15%) com estágio de seis meses em madeira - entrar no ranking com 90 pontos. Nas palavras de Mark Squires é um vinho hilariante, arriscando mesmo a considerá-lo como o melhor feito até então. É fresco, leve e revela uma persistência no palato, onde exalta notas de fruta cítrica.

Para além deste projecto, este é um casal que se destaca no Douro pelos seus percursos individuais: Olga Martins é CEO da Lavradores de Feitoria e Jorge Moreira enólogo da Real Companhia Velha e da Quinta de la Rosa, estando também, recentemente, envolvido num projecto no Dão.

 

Fonte: