O casal Jorge Moreira e Olga Martins, proprietários da Quinta do Poeira, acabam de ver o seu projecto pessoal distinguido ao mais alto nível, através da elevada pontuação atribuída aos seus vinhos no site do americano Robert Parker, o mais influente crítico de vinhos do mundo. Ambos da colheita de 2009, os tintos ‘Poeira' e o ‘Pó de Poeira' obtiveram, respectivamente, 94 e 92 pontos e foram considerados vinhos com factor "wow". A performance do ‘Pó de Poeira branco 2010' esteve igualmente em destaque com 90 pontos.
O ano de 2009 foi sem dúvida de excelência para o tinto ‘Pó de Poeira'. Afirma-o o enólogo Jorge Moreira e confirma-o Mark Squires, o provador dos vinhos portugueses, na sua avaliação publicada este mês no site de Robert Parker. O autor chega mesmo a elegê-lo como a melhor opção do Douro no que toca aos vinhos intitulados de "segunda linha" / gama média. Este é um tinto que resulta de um blend de vinhas velhas (50%) com castas de plantio mais recente - Sousão, Touriga Franca e Touriga Nacional -, seguido de um estágio de doze meses em barricas de carvalho usado.
O ‘Poeira' é o ícone desta dupla de sucesso, tendo a colheita de 2009 alcançado 94 pontos nesta mesma avaliação. É criado, exclusivamente, a partir de uvas de vinhas velhas, o que lhe confere atitude, corpo e persistência. Segundo Mark Squires, é um vinho de terroir, limpo e translúcido, que vai, contudo, ganhar e mostrar-se mais complexo com o passar do tempo (é um vinho com elevado potencial de envelhecimento). É envolvente, intenso e poderoso, mas ao mesmo tempo elegante e gracioso. A nível nacional, a Revista de Vinhos colocou-o no topo (em primeiro lugar ex-aequo) dos grandes tintos do Douro e o jornalista e crítico João Paulo Martins considerou-o um dos ‘Melhores do Ano' no seu Guia de Vinhos.
A Quinta do Poeira viu também o seu branco ‘Pó de Poeira' - Alvarinho (85%) e Gouveio (15%) com estágio de seis meses em madeira - entrar no ranking com 90 pontos. Nas palavras de Mark Squires é um vinho hilariante, arriscando mesmo a considerá-lo como o melhor feito até então. É fresco, leve e revela uma persistência no palato, onde exalta notas de fruta cítrica.
Para além deste projecto, este é um casal que se destaca no Douro pelos seus percursos individuais: Olga Martins é CEO da Lavradores de Feitoria e Jorge Moreira enólogo da Real Companhia Velha e da Quinta de la Rosa, estando também, recentemente, envolvido num projecto no Dão.
Fonte:
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30