"É o maior orçamento de uma região vitivinícola portuguesa" para esse efeito, frisou a responsável do Departamento de Marketing da CVRVV, Carla Cunha, numa conferência de imprensa em que instituição apresentou também o seu plano de atividades para 2012.
Mais de 80 por cento daquele montante destina-se a ações em diferentes mercados externos, que em 2011 absorveram cerca de 30 por cento da produção total de vinho verde.
Os Estados Unidos, "de longe o maior mercado de vinho verde", segundo referiu o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, são o alvo prioritário, estando previstas a realização de várias feiras, seminários e provas ao longo deste ano, tanto para profissionais como para consumidores.
A Comissão planeia investir naquele país mais de 770 mil euros, 22,7 por cento do total orçamentado para ações promocionais.
Em 2011, foram escoados 3,8 milhões de litros de vinho verde para os Estados Unidos, o que equivale a 16 por cento das exportações.
Brasil, Canadá, Alemanha e Suíça são os outros países em que a CVRVV decidiu apostar forte, destacando que a região oferece vinhos leves, frescos, de baixo teor alcoólico, "de qualidade excecional em todas as categorias de preço e ideais para momentos de descontração e refeições".
"A Suécia é um mercado que vamos abordar pela primeira vez" em termos promocionais, porque "tem potencial de crescimento", adiantou Carla Cunha
Portugal continua igualmente na mira da CVRVV, surgindo em segundo em lugar na lista dos mercados alvos do plano de atividades promocionais para este ano.
A nível interno, a Comissão decidiu também realizar "aulas de inglês técnico" para produtores, no Porto e em Arcos de Valdevez, para melhor poderem competir no plano externo.
"O mercado nacional será, em 2012 e seguintes, extremamente agreste, mesmo para o vinho verde, região líder nos brancos", destacou, por outro lado, Manuel Pinheiro.
É por isso que a Comissão decidiu reforçar o investimento promocional fora do país, sublinhando que 2011 fechou "uma década de aumento consecutivo nas exportações e alargamento dos mercados" do vinho verde.
Segundo Manuel Pinheiro "2011 foi o maior ano de sempre" no que toca exportações de vinho verde, que deixou de estar confinado às fronteiras da lusofonia e da diáspora portuguesa".
"Em 2011, vendemos 15 milhões de litros para 86 mercados, num valor de 36,6 milhões de euros", informou.
O vinho alvarinho ocupa um lugar menor nas exportações de vinho verde, devido à pequena dimensão dos seus produtores, de acordo com Manuel Pinheiro.
A CVRVV considera também que, a nível nacional,"não há espaço para mais marca", prevê um "aumento Da quota das marcas da distribuição", refere que "não há negociação para aumento de preços" e prognostica que "em 2012 decrescerá o consumo por efeito da crise e geracional".
Fonte: Lusa/AYM.
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