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Vinho com informação é opção
O Parlamento discutiu em plenário a possibilidade de alteração das regras de rotulagem do vinho.

A petição "Vinho com informação é a opção" chegou no dia 13 de Janeiro à Assembleia da República. O documento que reuniu 11 mil assinaturas da sociedade civil foi discutido em plenário, estando disponível no sítio www.youtube.com/watch?v=NijJw5izWW0&feature=youtube_gdata_player as várias intervenções dos diferentes deputados em relação a esta matéria.

O objectivo é alterar o Decreto-Lei nº 376/97 de 27 de Setembro (relativo à actualização das disposições de rotulagem do vinho) no que diz respeito às menções obrigatórias ou facultativas a constar nas garrafas de vinho.

No texto da petição pode ler-se: "Existem diversas razões que nos devem levar a optar por escolher vinhos com rolha de cortiça. Graças às diversas campanhas institucionais, aos artigos e documentários independentes os consumidores começam a estar cada vez mais sensibilizados para elas: os montados de cortiça são a base do ecossistema da bacia mediterrânica e por isso os responsáveis pela preservação de centenas de espécies vegetais e animais; a rolha de cortiça é o vedante com a menor pegada de carbono (CO2) na sua produção e utilização, se a isso juntarmos as toneladas de CO2 retidas pelos sobreiros então estamos perante um enorme elemento de "descarbonização" do nosso consumo; a indústria da cortiça é responsável em Portugal por cerca de 12.000 postos de trabalho directos, além disso, é dos poucos sectores em que somos lideres mundiais, com mais de 50% da produção de cortiça e das exportações do seu principal produto (rolhas); por muito que queiram dizer o contrário, a rolha de cortiça é o melhor amigo do vinho, logo à partida do ponto de vista técnico/desempenho, pois permite que o vinho mesmo depois de engarrafado continue a evoluir através de uma micro-oxigenação controlada de forma natural; mas também do ponto de vista de imagem para o vinho, pois os estudos de opinião apresentam a rolha de cortiça como vedante de eleição dos consumidores."

 

Fonte: Económico