Início\ Informação \ Notícias
Vinho Verde: produtores vão aprender inglês
Os produtores aderentes da Rota dos Vinhos Verdes vão aprender inglês técnico sobre enoturismo e o próprio vinho verde em ações formativas que se realizarão de 10 de fevereiro a 20 de março, no Porto e nos Arcos de Valdevez.

A iniciativa é da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), sendo a primeira vez que se realiza na respetiva região demarcada, e a adesão foi tal que "haverá uma segunda edição" em data a determinar, disse à Agência Lusa o presidente daquela entidade, Manuel Pinheiro.

As 25 vagas abertas para esta primeira ação esgotaram rapidamente, o que para Manuel Pinheiro é um sinal de que "as empresas estão com muita apetência" para explorar cada vez mais os mercados externos.

"Ficámos bastante surpreendidos, pela positiva", com a recetividade que a iniciativa teve e "vai haver ações de francês e espanhol" com o mesmo objetivo e ainda "este ano", anunciou também Manuel Pinheiro Esta iniciativa da CVRVV pretende "qualificar os produtores para receberem turistas estrangeiros e apoiá-los no processo de venda para os mercados externos", para onde foi escoado cerca de 34 por cento da produção de Vinho Verde em 2011.

O programa de formação vai ser orientado por um professor americano que dirige uma escoa no Porto e em Matosinhos e divide-se em "quatro workshops formativos", o primeiro dos quais sobre produção de vinho verde e focado em questões como "o solo e o clima, as vinhas, as castas, os tipos de condução da vinha e as adegas".

"A segunda ação de inglês técnico vai permitir aos produtores aprender vocabulário sobre a comercialização do vinho verde, nomeadamente termos relacionados com a compra e a venda, o consumo de vinho, a exportação e a promoção do vinho", refere ainda a Comissão.

Haverá também uma ação sobre a história do vinho verde, o vinho e a cultura e a Rota dos Vinhos Verdes, que propõe visitas a vinhas, quintas, caves e adegas.

A formação incidirá ainda sobre a degustação do vinho verde, focando aspetos como o "vinho e os sentidos, aromas sabores e sensações e descrição dos vinhos".

O programa inicia-se no Porto a dia 10 de fevereiro e termina a 30 de março nos Arcos de Valdevez, na Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), onde cada participante vai desempenhar o papel de guia para o grupo de produtores inscritos.

A CVRVV explica que a insere-se no projeto Minho IN, que visa "fazer do Minho o primeiro destino enoturístico nacional", e é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).

 

Fonte: Lusa/AYM.