Esta é uma das novidades propostas para este ano pelo instituto público que vai investir 2,3 milhões de euros para a promoção e internacionalização.
Manuel Cabral, presidente do IVDP, disse hoje à Agência Lusa que existe uma "grande debilidade", quer no conhecimento, quer nos serviço dos restaurantes e bares que são procurados pelos cada vez mais turistas que chegam ao Porto e depois sobem ao Douro.
A cidade e a região que são o berço deste vinho têm, segundo o responsável, de o conhecer e de o saber promover bem.
Por isso, o IVDP quer avançar em breve com ações de formação junto dos proprietários e de quem serve às mesas dos restaurantes e bares de gama média destas áreas para que saibam explicar o que é o vinho do Porto e como o servir, desde os copos, temperatura ou harmonizações.
Estas ações poderão repetir-se nos próximos anos porque, segundo Manuel Cabral, "há de facto uma debilidade grande mas também um enorme potencial quer de venda quer de promoção".
O IVDP apresenta uma estratégia promocional a três anos que tem como objetivo inverter a tendência de quebra de vendas deste produto.
Entre janeiro e novembro as vendas deste produto baixaram 4,1 por cento, comparativamente com igual período do ano anterior. Nestes 11 meses foram vendidos 8.1 milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto por 309 milhões de euros, ou seja, menos 3,4 por cento de volume de negócios do que no ano passado.
Portugal, que ocupa o quarto lugar nas vendas, registou uma quebra de 12,2 por cento na quantidade de vinho.
É na promoção de vinho do Porto que será investida a maior fatia do orçamento deste ano, quer nos mercados tradicionais como Reino Unido, França e Portugal, quer nos emergentes, especialmente Estados Unidos e Brasil.
A China continua a ser uma aposta com a participação, pela primeira vez, na Hong Kong Wine e Spirit Fair.
Em conjunto com as empresas do sector serão também feitas ações para experimentar mercados, como por exemplo, uma prova na Rússia.
Manuel Cabral referiu ainda que este ano, o IVDP vai trabalhar ainda mais com as escolas de hotelaria, nomeadamente as portuguesas.
O responsável recordou o programa com as escolas de hotelaria francesas e referiu que, em 2011, passaram mais de 600 formandos pelas ações de sensibilização e de conhecimento do vinho do Porto.
França, o primeiro mercado deste produto, continuará a ser uma forte aposta, prevendo-se eventos na Embaixada Portuguesa.
Fonte: Lusa/PLI.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30