Em comunicado, o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, considera que "depois de uma década em que o Vinho do Porto tem vindo a decair no seu posicionamento comercial, impõe-se refletir sobre a capacidade que temos para, em conjunto, inverter esta situação".
Por isso, sustenta o responsável, o plano de promoção para 2012 "apresenta já uma série de mudanças que se prevê possam ajudar nesse sentido, a par com o posicionamento da própria ação do IVDP".
Novaes Cabral explica que é "na promoção de Vinho do Porto que será investida a maior fatia do orçamento, quer nos mercados tradicionais como Reino Unido, quer nos emergentes, especialmente EUA e Brasil. A China continua na mira do instituto com a participação, pela primeira vez, na Hong Kong Wine e Spirit Fair".
O IVDP pretende reforçar a sua presença no Brasil, nos EUA, na China e no Canadá, através de ações de promoção que contemplem a formação de públicos especializados, visitas de jornalistas e ainda provas de vinho acompanhadas por especialistas do sector.
"A participação em feiras internacionais como a Prowein 2012 (Düsseldorf) e a Alimentaria (Barcelona), manter a presença nos festivais de cinema de Cannes e de San Sebastian, participar pela primeira vez no Rocky Mountains Festival e reforçar a formação que é ministrada nas escolas de hotelaria" completam a aposta na internacionalização dos vinhos do Douro e Porto.
Quanto a Portugal, "a grande novidade passa por uma ação de reconhecimento e de valorização do Vinho do Porto nos restaurantes e bares do grande Porto e do Douro. A região e a cidade, que são o berço deste vinho, têm de o conhecer e de o saber promover bem", acrescenta.
Fonte: Lusa/PM.
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