Início\ Informação \ Notícias
Beira Interior reforça exportação de vinhos
Os países com economias crescentes, como Angola e Brasil são os principais destinos deste produto.

Um dos setores que mais tem vingado nos últimos tempos, na região, é precisamente o do vinho.

Segundo os números agora divulgados pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), as exportações de vinho produzido na Beira Interior cresceu sete pontos percentuais, no passado ano.

Desta forma, a Beira Interior aumenta volume de exportações de vinhos produzidos na região pelo quarto ano consecutivo.

Este acréscimo representa um aumento de vendas de cerca de 650 mil garrafas. Ainda segundo a mesma entidade, os vinhos da Beira Interior marcam presença em 25 países. Resultados que revelam um ano de 2011 com um aumento de vendas de vinhos de 27,5 por cento face ao ano anterior.

De acordo com João Carvalho, Presidente da CVRBI, «cerca de 58% das exportações dos vinhos DOC Beira Interior e IG Terras da Beira são para fora da União Europeia, com especial destaque para Angola, Brasil e China».

A aposta na internacionalização permitiu renovar a performance positiva da região. No âmbito de uma conjuntura positiva para os vinhos da Beira Interior e com o objetivo de fomentar a notoriedade da região, João Carvalho, convidou o crítico e enólogo Aníbal Coutinho a visitar pontos enoturísticos regionais e a contatar com produtores de vinho das zonas vitivinícolas de Cova da Beira, Pinhel e Castelo Rodrigo abrangidas pela CVR.

Na opinião de Aníbal Coutinho, «a região da Beira Interior tem sabido gerir a sua imagem no mercado e comunicar a boa relação de qualidade/preço dos seus vinhos». O crítico de vinhos, que irá fazer um balanço do setor de vinhos beirense, sublinha o facto de se ter conseguido «uma notoriedade dos vinhos da região que se deve à preocupação da fileira local em inovar as suas infraestruturas produtivas e em elevar os padrões de qualidade vinícola».

Fonte: guarda.pt