Em 2011, a empresa registou uma "uma quebra efetiva no mercado nacional", mas, em contrapartida, atingiu "35 por cento da faturação total na exportação", disse à Agência Lusa a sua diretora de Marketing, Cláudia Paiva.
"Brasil, Rússia e Angola" são os mercados para onde a Companhia das Quintas vende mais, mas "a China foi o país que, em 2011, registou maior crescimento e a tendência veio para ficar", acrescentou.
Para este ano, o objetivo fixado é exportar "mais 40 por cento" do que no ano anterior nos "vinhos de quinta de gama média e alta", adiantou.
A empresa apresentou na quinta-feira, em Gaia, os seus mais recentes vinhos, o Quinta do Cardo Grande Escolha e o Quinta da Fronteira Grande Escolha, sendo que o primeiro foi já distinguido com 93 pontos (num máximo de 100) pelo conhecido e exigente crítico americano Robert Parker.
Este Quinta do Cardo "é o primeiro Grande Escolha que os enólogos João Corrêa e Nuno do Ó" retiraram das vinhas da quinta homónima, situadas a quase 700 metros de altitude, em Figueira de Castelo Rodrigo.
O novo Quinta da Fronteira é um vinho desenhado pelos enólogos Jorge Serôdio Borges e João Corrêa, a partir das castas touriga nacional e touriga franca.
"O resultado é um tinto com 15 por cento de teor alcoólico, de cor púrpura e muita intensa", descreve a empresa.
Jorge Serôdio Borges acredita que este vinho "estará no seu auge quanto tiver seis ou sete anos de idade".
A Quinta da Fronteira é uma propriedade fundada pelo escritor Guerra Junqueiro, do século XIX, sendo a primeira quinta da secção portuguesa do rio Douro, a cerca de um quilómetro de Barca d'Alva.
Na mesma ocasião, a Companhia das Quintas fez uma surpresa dando a provar um vinho feito da casta sercial (ou esgana cão) existente num "pequeno talhão" da Quinta da Romeira, em Bucelas, Loures.
"Foi uma brincadeira, uma experiência", explicou João Corrêa, referindo-se a este vinho branco "particularmente gastronómico", batizado UNIQO Quinta da Romeira Sercial 2009 e que vai chegar ao mercado em apenas 500 garrafas.
Fonte: Lusa/AYM.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30