O coordenador do festival, Manuel Espírito Santo, explicou que conseguiram arranjar apoios para assegurar a vinda dos autores estrangeiros ao Porto, mesmo sem alguma vez terem tentado "vender o projeto do festival em si", contando com a ajuda de várias instituições públicas.
Assim, o MAB Invicta vai contar com a ajuda da Niepoort, que vai levar ao Douro os participantes internacionais para mostrar a região e o país, bem como promover um concurso para a realização de um novo rótulo, ainda sem título, a ser utilizado pela produtora vinícola, que tem vindo a apostar em rótulos baseados em banda desenhada.
Em 2004 foi lançada a primeira garrafa da série "Fabulosos" da Niepoort, que conta com rótulos desenhados por diferentes artistas consoante o país a que se destinam, algo que começou "por carolice", como explicou à Lusa Dirk Niepoort, mas que tem vindo a crescer ao longo dos anos, sendo os portugueses desenhados e escritos pelo cartoonista Luís Afonso.
O responsável da empresa lamenta que "ninguém perceba a lógica por trás" dos rótulos a partir da banda desenhada, que já cobriram garrafas para países que vão desde a Alemanha, o principal mercado da Niepoort, ao Japão.
A Niepoort vende, neste momento, 800 mil garrafas por ano, um salto que os coloca a grande distância dos resultados obtidos em 2005 (60 mil garrafas vendidas), em particular quando se fala de uma marca que não está presente nas grandes superfícies, por escolha própria.
"Gosto muito de ler Tio Patinhas e 'cartoons' em geral", disse à Lusa Dirk Niepoort, que sempre avisou as pessoas que lhe eram mais próximas e que não compreendiam a sua apetência pela banda desenhada de algo muito claro: "Um dia hei-de fazer disto uma coisa séria". E assim foi.
A série "Fabulosos" representa hoje uma das maiores fatias de negócio da produtora de vinhos, que vai concretizar a 13 de março um dos sonhos de Dirk, que era fazer uma festa com os artistas, pessoas que, na experiência do responsável da Niepoort, são "muito boas" e têm contribuído para o sucesso da iniciativa.
O festival MAB Invicta decorre ao longo de dois fins-de-semana, 10, 11 e 17, 18 de março na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e procura trazer o Porto de volta ao universo da banda desenhada, do qual se tem apagado desde o final do Salão Internacional em 2001.
Segundo Manuel Espírito Santo, vão estar presentes durante o festival os autores ingleses David Hine e Melinda Gebbie, os alemães Anke Feuchtenberger, Ulf K, Kai Pfeiffer e Lars Henkel, bem como os belgas Dominique Goblet, Olivier Deprez e Denis Deprez.
Do lado nacional, os nomes confirmados são os de Regina Pessoa, Pedro Serrazina, Filipe Abranches, Filipe Melo, Ricardo Cabral, João Mascarenhas, Rui Sena, Derradé e Geral e de Hugo Teixeira.
Fonte: Lusa/TDI.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30