Neste inicio do ano, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM), no âmbito do Programa Comunitário "Acções de Informação e Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros 2011-2013" que prevê diversas acções de promoção do Vinho Madeira nos EUA e Japão, acolhe pela segunda vez um grupo de sommeliers e jornalistas especializados em vinhos, para visita à Região Vitivinícola da Madeira.
O primeiro grupo, oriundo dos EUA, que visitou a Região no passado mês de Janeiro, revelou-se já uma mais-valia para a promoção do Vinho Madeira, nomeadamente através de vários artigos publicados na imprensa norte americana e através de propostas de possíveis parcerias, entre o IVBAM e alguns dos profissionais que nos visitaram.
Este novo grupo, que nos visita a partir de hoje e até a próxima 6ªfeira, é proveniente do Japão e todos os seus elementos, são detentores de proeminentes currículos em áreas relacionadas com o sector dos vinhos e gastronomia.
Yoshiko Akehi é jornalista/escritora, reconhecida no trade vínico japonês, tendo inclusive já publicado um livro no Japão, dedicado aos melhores vinhos fortificados do mundo, no qual se inclui um interessante capitulo sobre o Vinho Madeira.
Kishi HIsashi é um destacado sommelier, com vários prémios no seu currículo profissional, director sénior da "Nippon Bartendres Association" e proprietário do reconhecido Bar Ginza, em Tóquio.
Hirotaka Ozono, outro reconhecido sommelier, é o director da Japan Sommelier Association e proprietario da Brasserie Vin d'ange (Kagoshima, Kyushu).
Yuji Baba, é outro colega de profissão, que pertence aos quadros directivo da conceituada escola de vinhos "Tasaki Shinya Wine Salon".
E a fechar o grupo de sommeliers temos ainda Kumiko Sugiuchi, que é consultora vínica da Wine and Wine Culture co Ltd., faz parte dos quadros da escola de vinhos Tanabe Yumi Wine Scholl e escreve vários artigos para revistas de vinhos japonesas.
Do programa desta visita fazem parte visitas às empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, onde estes profissionais irão tomar conhecimento das especificidades do processo produtivo do Vinho Madeira e terão a oportunidade de degustar vários tipos deste vinho, único no mundo .
A degustação de produtos típicos da Região em harmonia com o Vinho Madeira e os Vinhos de Mesa madeirenses também merecerá especial atenção nas refeições deste grupo, que serão concebidas especialmente para esse efeito. Ainda no que se refere aos vinhos de mesa produzidos na RAM, será organizada uma prova comentada pelo enólogo residente da Adega do IVBAM, em S. Vicente.
Os convidados terão ainda a oportunidade de se inteirarem da paisagem vitícola e das suas especificidades (castas; sistemas de condução de vinhas ;etc.) através de visitas a explorações de viticolas, quer a norte quer a sul da ilha da Madeira.
Espera-se que este programa de visita se revista de grande eficácia, permitindo que prescritores, com grande influência junto do consumidor final japonês, conheçam todas as especificidades do processo produtivo e do produto em si, mas também o seu local de origem, a ilha da Madeira.
A visita deste grupo resulta da importância que o mercado nipónico tem para o Vinho Madeira, sendo o primeiro mercado de exportação fora da União Europeia, e do aumento de exportações que se tem vindo a registar para este mercado, que em 2011 traduziu-se num aumento de 14% de valor de volume de negócios, relativamente ao ano anterior.
Fonte: IVBAM / Nota de Imprensa
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