Início\ Informação \ Notícias
Essência do Vinho: Soalheiro Alvarinho, Curriculum Vitae e Warre's Porto Vintage eleitos os melhores portugueses
O Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas 2010, nos brancos, o CV-Curriculum Vitae tinto 2009 e o Warre's Porto Vintage 2009 foram eleitos os melhores vinhos portugueses na sua categoria pelo júri da Essência do Vinho deste ano.

O primeiro é um vinho produzido em Melgaço pela VinusSoalheiro, o segundo vem do Douro, da empresa Lemos & Van Zeller, e o Warre's Porto Vintage 2009 é da companhia Symington Family Estates.

A eleição, a cargo de um júri composto por jornalistas, escanções e críticos de 11 países, decorreu numa prova cega de 45 vinhos - 31 tintos, oito brancos e seis vinhos do Porto - realizada no primeiro dia da Essência do Vinho, quinta-feira, e organizada pela revista WINE-A Essência do Vinho, com o apoio da ViniPortugal.

Os vinhos finalistas foram pré-selecionados por aquela publicação de um total de 283 vinhos avaliados pelos seus especialistas - brancos de 2010 e tintos e vintage de 2009.

O "TOP 10" deste ano é formado por oito vinhos tintos, cinco Douro e três alentejanos, um vinho branco, da região dos Vinhos verdes, e um Porto vintage.

Nos tintos, o segundo lugar coube ao La Rosa Reserva 2009 (Douro) e o terceiro ao Blog'09 (Regional Alentejano), seguindo-se o Xisto 2009 (Douro), Quinta da Manoella Vinhas Velhas 2009(Douro), J 2009 (Regional Alentejano), Quinta Vale D. Maria 2009 (Douro) e Solar dos Lobos Grande Escolha 2009 (Regional Alentejano).

A Essência do Vinho cumpre hoje o seu segundo dia, termina domingo e mostra mais de 3.000 vinhos, de 350 produtores nacionais e estrangeiros, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Este sábado, o programa compreende provas temáticas em que os visitantes podem "aprender truques para guarda vinhos em casa", de acordo com a organização, e uma apresentação de vinhos alentejanos pela enóloga Susana Esteban.

O Essência do Vinho - Porto é uma organização da empresa EV-Essência do Vinho e da Associação Comercial do Porto, com os apoios institucionais da Câmara Municipal do Porto e da ViniPortugal.



Fonte:
Lusa/AYM.