Ao falar à imprensa, durante um encontro com jornalistas, a especialista da empresa vinícola Sogrape esclareceu que a qualidade do vinho é determinada por outros factores como as condições climatéricas, o tipo de casta, a espécie do terreno de cultivo das uvas, a qualidade das barricas, as técnicas de fermentação, entre outras características.
Um enólogo, explicou, nunca deve aumentar os níveis de álcool do vinho para parecer melhor, mas procurar sempre fazer um equilíbrio entre os diferentes componentes que intervêm na fabricação da bebida.
"Muitas pessoas ainda pensam, erradamente, que quanto mais álcool o vinho tem, maior é a sua qualidade, mas não é por essa via que se mede a qualidade do produto, visto existir outros factores importantes que determina a qualidade e o sabor da bebida", esclareceu.
Os vinhos portugueses, disse por outro lado, tem uma vantagem sobre os restantes produzidos em outras partes do mundo, devido a variedade de castas que são combinadas para a sua fabricação.
Na maior parte dos países produtores da bebida, argumentou, utilizam apenas um tipo de casta, mas em Portugal, devido a qualidade climática e dos solos, são produzidas diferentes tipos de castas, que combinadas dão um vinho bastante apreciado pelos consumidores no mundo.
"Essa combinação de castas permite combinar e regular melhor a acidez, aroma, textura e estrutura do vinho, assim como é possível sentir o paladar de frutos pretos e vermelhos que acrescentam sabor e qualidade à bebida", complementou.
A Sogrape Investimentos é uma empresa portuguesa, com sede em Avintes, Vila Nova de Gaia, que se dedica ao cultivo, produção e exportação de vinho, actuando há cerca de sete anos no mercado angolano.
A empresa familiar, que actua em mais 126 países no mundo, é detentora das marcas de vinho Casa Ferreirinha, Constantino, Ferreira, Finca, Flichman, Gazela, Grão Vasco, Herdade do Peso, Mateus, Morgadio da Torre, Offley, Planalto, Quinta de Azevedo, Quinta dos Carvalhais, Robertson, Sandeman, Sogrape Reservas, Terra Franca e Vila Régia.
Fonte: Angola Press
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30