Início\ Informação \ Notícias
Douro: Alltodouro reúne 13 entidades privadas em rede de promoção turística
O projeto AlltoDouro.com, apresentado esta tarde no Porto, reúne 13 empresas privadas ligadas aos vinhos, turismo e cultura com o intuito de "valorizar os vinhos do Porto e DOC" locais e o "território Douro como destino turístico".

"É uma iniciativa inovadora e única no país", salientou Celeste Pereira, da empresa Greengrape, promotora desta iniciativa, que pretende romper com o individualismo reinante naquela região através de uma marca única de cariz promocional, a AlltoDouro.

Douro Family Estates, Galeria Momentos, Lavradores de Feitoria, Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Wine & Soul, Museu do Coa, Casa de Mendiz, Casa de Pasto Chaxoila, Casas do Coro, Ervas Finas, Hotel Teatro, Pipadouro e restaurantes DOC e DOP são as empresas unidas no AlltoDouro.

"As empresas estão a investir por acreditarem que conseguem mais agindo coletivamente do que individualmente", afirmou Celeste Pereira, observando ainda que se trata de "uma iniciativa privada que, no futuro, poderá envolver outras empresas".

O projeto visa capacitar o Douro com uma oferta inovadora e de excelência dirigida ao público nacional e internacional que procura o turismo de experiência, bem-estar e tranquilidade", ao mesmo tempo que ambiciona "diminuir a sazonalidade" no plano turístico.

O proprietário do portuense Hotel Teatro, Paulo Costa, explicou que aderiu porque "o Porto é a porta de entrada para o Douro".

"Faz todo o sentido ter uma comunicação integrada" para a região, acrescentou, por sua vez, Olga Martins administradora executiva da Lavradores de Feitoria, empresa produtora duriense com dez anos de experiência associativa.

O diretor do Museu do Coa, Fernando Real, destacou que a instituição, gerida por uma fundação de direito privada, pretende "participar nesta estratégia coletiva de promover a região desde o Alto Douro até á foz".

O Douro é o denominador comum aos 13 parceiros, enquanto "território de inspiração e região de oportunidades", em que se destacam "um produto chamado vinho do Porto", a gastronomia e cultura locais e "uma paisagem natural e humanizada de enorme valor", considerada aliás Património Mundial pela Unesco.

Celeste Pereira acredita, por esse motivo, que "o AlltoDouro tem todas as condições para ser uma grande marca do ponto de vista turístico", oferecendo "universalidade" e também uma "leitura nacional".

"Este é um projeto claramente para a exportação", salientou também, sem, contudo, esquecer o mercado interno.

O plano de ação para este ano é para a "estruturação interna do grupo alltodouro.com, coordenação da iniciativa, bem como a respetiva comunicação do projeto junto de públicos-alvo estratégicos" como a AICEP e o Turismo de Portugal.

No horizonte próximo está desde já a realização do "primeiro encontro do grupo fundador" do projeto, no Museu do Coa, ainda sem data determinada".

Segundo Celeste Pereira, "2013 será o ano para a exportação".

 


Fonte: Lusa/AYM.