Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Douro e Porto surpreendem na Alemanha: Canadá, EUA e Leste da Europa dominam atenções
A feira alemã, realizada anualmente em Dusseldorf, teve início no dia 4 de Março e termina dia 6 de Março.

"O balanço não podia ser mais positivo", adianta Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), no último dia da Prowein, a maior feira internacional de vinhos para profissionais. "Os produtores da Região Demarcada do Douro representados estão a ser muito solicitados pelos empresários internacionais do sector, designadamente do continente asiático e americano, e, por isso, não só as expectativas relativamente às repercussões da presença nesta feira estão elevadas como também se estão a concretizar muitos negócios", acrescenta. A importância da presença num dos maiores certames internacionais de vinhos e bebidas espirituosas para a Região Demarcada do Douro é notória. O próprio espaço que o IVDP ocupa tem vindo a aumentar de edição para edição e passou de 200 metros quadrados em 2010 para mais de 300 este ano, com interesse em aumentar nas próximas edições. Aliás, a presença dos vinhos portugueses ocupa mais de 1.000 metros quadrados, sendo o quinto maior espaço da Prowein, relevando, de facto, o investimento que o sector está a fazer nas exportações.

Durante três dias recebeu milhares de visitantes de todo o mundo. Este ano, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) fez-se acompanhar por 47 produtores da Região Demarcada do Douro que, diariamente, organizam provas comentadas para profissionais e contactam com o público especializado que procura a feira para consolidar negócios ou iniciar outros.

"Os vinhos do Douro e Porto arriscaram contrariar o contexto económico e, enquanto responsável pelo IVDP, posso arriscar dizer que valeu a pena. A área do IVDP tem tido um grande movimento e as informações que recebo dos produtores não poderiam ser mais positivas, com Canadá e EUA a marcarem uma posição muito forte na procura dos nossos vinhos, mas também países do Norte e do Leste da Europa a quererem dinamizar a comercialização dos mesmos. Nos frequentes contatos que tenho tido com as empresas tem sido transmitida a enorme satisfação quanto à participação e destacada a forte concretização de negócios", sublinha ainda Manuel Cabral.

A participação na Prowein é um dos investimentos maiores do IVDP em termos de promoção internacional e tem como grande objectivo criar condições para que todos os agentes económicos façam negócios e potenciem a sua componente exportadora, além, claro está, de criar notoriedade para a Região Demarcada do Douro e dos seus vinhos.