Início\ Informação \ Notícias
Aprovadas regras para o vinho biológico

Foi a conclusão dum longo processo de decisão iniciado em 2009 e que vai garantir que já a partir da colheita deste ano exista uma clara distinção entre vinho biológico e não biológico (tal como acontece com os outros produtos biológicos).

Chegar a um acordo de regras comuns para a vinificação na Europa foi um grande desafio dada a existência de tradições tão diversas na produção de vinho no espaço europeu. Por isto, acreditamos que as novas regras representam o melhor compromisso possível.

Os produtores de vinho biológico aguardavam a possibilidade de rotular "vinho biológico" desde 1991 e portanto esta aprovação é um grande passo em frente. O vinho era o único sector que não estava coberto pela legislação da produção biológica.

As novas regras oferecem um claro benefício para os consumidores que agora vão poder comprar vinhos biológicos em cuja produção foram excluídas diversas substâncias, técnicas, aditivos e práticas enológicas. Por exemplo, o nível de sulfitos no vinho biológico deverá ser pelo menos 30 a 50mg por litro inferior ao equivalente vinho convencional.

 

Fonte: Interbio