Início\ Informação \ Notícias
Douro: IVDP aposta no Brasil de olhos postos no Campeonato do Mundo e Jogos Olímpicos
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e empresas durienses participam esta semana na primeira Feira Internacional de Vinhos do Brasil, mercado que em 2012 já subiu 10 por cento nas exportações de vinho do Porto.

Esta aposta promocional do IVDP tem os olhos postos nos grandes eventos mundiais que o Rio de Janeiro vai receber, como o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A "Brasil International Wine Fair", que decorre entre terça e quinta-feira, é uma feira internacional de vinhos que está incluída na 24.ª edição da "Super Rio Expofood", um dos mais importantes certames de alimentos, produtos alimentares e equipamentos da América Latina.«

As previsões apontam para os 55 mil visitantes, maioritariamente empresários e profissionais ligados à restauração, hotelaria e supermercados. O objetivo é reunir os principais vinhos das regiões vitivinícolas de referência da Europa e do chamado Novo Mundo.

O Douro "quer aproveitar a oportunidade para fechar grandes negócios nesta cidade que é já um novo centro de negócios da América Latina".

O presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, afirmou à Lusa que o Brasil é uma "economia com uma dinâmica enorme e, obviamente, que o Douro tem que aproveitar".

"Esta participação vem reforçar o trabalho que o instituto tem promovido neste país, procurando abrir portas às empresas para que potenciem o que este mercado procura", salientou.

Para além da presença em feiras, o IVDP vai ainda promover ao longo de 2012 um conjunto de provas em cidades brasileiras e ações de formação em escolas de hotelaria daquele país.

Segundo o presidente do IVDP, os dados disponíveis para 2012 (janeiro e fevereiro) das exportações de Vinho do Porto e Douro para o Brasil "mais que reforçam o comportamento positivo desse mercado".

Nos dois primeiros meses de 2012, em comparação com o período homólogo do ano passado, a quantidade exportada de vinho do Porto para o Brasil atingiu quase os 10 por cento, acompanhada de uma subida de cerca de 12 por cento no preço médio.

Já no caso do Douro, a evolução é ainda mais significativa, quase triplicando a quantidade exportada para o Brasil.

Em 2011, este país entrou para o "top ten" dos principais mercados para o vinho do Porto (131 mil caixas no valor de 5,4 milhões de euros), enquanto que, no caso do Douro, manteve a 3.ª posição (125 mil caixas no valor de 4,4 milhões de euros).

No ano passado, em termos globais, o vinho do Porto registou quebras nas vendas na ordem dos 4,5 por cento, com nove milhões de caixas de nove litros vendidos e 353 milhões de euros de volume de negócios, menos 4,1 por cento do que em 2010.

 

Fonte: Lusa/PLI.