Esta aposta promocional do IVDP tem os olhos postos nos grandes eventos mundiais que o Rio de Janeiro vai receber, como o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
A "Brasil International Wine Fair", que decorre entre terça e quinta-feira, é uma feira internacional de vinhos que está incluída na 24.ª edição da "Super Rio Expofood", um dos mais importantes certames de alimentos, produtos alimentares e equipamentos da América Latina.«
As previsões apontam para os 55 mil visitantes, maioritariamente empresários e profissionais ligados à restauração, hotelaria e supermercados. O objetivo é reunir os principais vinhos das regiões vitivinícolas de referência da Europa e do chamado Novo Mundo.
O Douro "quer aproveitar a oportunidade para fechar grandes negócios nesta cidade que é já um novo centro de negócios da América Latina".
O presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, afirmou à Lusa que o Brasil é uma "economia com uma dinâmica enorme e, obviamente, que o Douro tem que aproveitar".
"Esta participação vem reforçar o trabalho que o instituto tem promovido neste país, procurando abrir portas às empresas para que potenciem o que este mercado procura", salientou.
Para além da presença em feiras, o IVDP vai ainda promover ao longo de 2012 um conjunto de provas em cidades brasileiras e ações de formação em escolas de hotelaria daquele país.
Segundo o presidente do IVDP, os dados disponíveis para 2012 (janeiro e fevereiro) das exportações de Vinho do Porto e Douro para o Brasil "mais que reforçam o comportamento positivo desse mercado".
Nos dois primeiros meses de 2012, em comparação com o período homólogo do ano passado, a quantidade exportada de vinho do Porto para o Brasil atingiu quase os 10 por cento, acompanhada de uma subida de cerca de 12 por cento no preço médio.
Já no caso do Douro, a evolução é ainda mais significativa, quase triplicando a quantidade exportada para o Brasil.
Em 2011, este país entrou para o "top ten" dos principais mercados para o vinho do Porto (131 mil caixas no valor de 5,4 milhões de euros), enquanto que, no caso do Douro, manteve a 3.ª posição (125 mil caixas no valor de 4,4 milhões de euros).
No ano passado, em termos globais, o vinho do Porto registou quebras nas vendas na ordem dos 4,5 por cento, com nove milhões de caixas de nove litros vendidos e 353 milhões de euros de volume de negócios, menos 4,1 por cento do que em 2010.
Fonte: Lusa/PLI.
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