De acordo com os dados oficiais do Instituto dos Vinhos do Douro e do
Porto (IVDP), Espanha comprou no ano passado 5,2 milhões de euros de
vinhos do Porto, detendo uma quota de mercado de 1,5% que a coloca como o
11.º melhor mercado, o décimo em termos de exportação.
E é
neste mercado, que nos dois primeiros meses de 2012 comprou mais 10,7%
de vinho do Porto que nos mesmos meses do ano anterior (mais 6,5% em
valor, para 704 mil euros, indicou fonte do IVDP ao Negócios),
que cinco agentes económicos da mais antiga região demarcada do mundo
estarão entre 26 e 29 de Março, juntamente com mais de mil produtores
internacionais.
A participação na Alimentaria - pavilhão "Intervin - Salão de Vinhos e Bebidas Espirituosas" -, em Barcelona,
é uma das acções que o Instituto promove em termos de promoção em 2012,
ano em que o orçamento total para a promoção e internacionalização
ascende a 2,3 milhões de euros.
O presidente do instituto
público, Manuel de Novaes Cabral, lembra que este é um mercado
tradicional para o Porto e ali tem sido desenvolvido um "trabalho
contínuo e incisivo, designadamente com públicos especializados, como
sejam jornalistas e profissionais do sector da restauração e dos
vinhos".
Dar formação para compensar quebra nas vendas
Só
este ano, o IVDP já realizou 15 acções de formação em escolas de
Hotelaria espanholas, assim como duas acções com chefes de prestígio.
Nos últimos três anos, 500 futuros profissionais deste sector
participaram no ciclo de formação do Instituto, em que colaboraram 18
empresas de vinho do Porto.
Os produtores portugueses de vinho
pretendem também aproveitar a presença na feira, que ocupa 22 mil metros
quadrados de exposição, para contactar, em simultâneo, com agentes de
outros países que começam a ganhar expressão como países de destino para
o vinho do Porto, como China, Rússia e Angola.
Em 2011, o sector
do vinho do Porto sofreu uma quebra de 4% em volume e em valor, com
vendas totais na ordem dos 355,5 milhões de euros. O preço médio, por
litro, manteve-se praticamente inalterável, valorizando um cêntimo para
4,31 euros. França, com uma quota de mercado de 23%, é o maior
consumidor, seguido de Portugal, Holanda e Reino Unido.
Fonte: Jornal de Negócios
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