Início\ Informação \ Notícias
Canadá propõe regras nacionais para Icewine

Na tentativa de reduzir fraudes, a Agência Canadense de Inspecção Alimentar (CFIA) propôs alterações aos regulamentos nacionais aplicáveis à produção de Icewine. A nova norma reconhecida internacionalmente, vai ajudar os países a identificar e controlar estas fraudes. Actualmente, existem apenas normas regionais em Ontário, Columbia Britânica e Nova Escócia. A ideia agora é uniformizar as regras, e fazer com que os vinhos cumpram normas nacionais.

Uma delas é garantir que o Icewine seja produzido apenas com uvas naturalmente congeladas na videira. «O problema do Icewine falso é maior na China, onde  cerca de 30 a 50% dos Ice-Wine das prateleiras é falso» revela Randy Dufour, director de exportação dos Vinhos Inniskillin. Lucas Harford, vice-presidente de economia e relações governamentais da Associação Canadense Vinters disse que o padrão nacional seria «proteger o consumidor e garantir uma base de qualidade». E acrescentou: «No entanto,  este problema não se vai embora só com uma regra, é um processo contínuo».

Louise Wilson, gerente de vendas internacionais da adega Peller Estates, disse que «a questão dos produtos contrafeitos não é exclusivo do Icewine canadense, mas também dos Eiswein alemães e outros vinhos de qualidade europeus». O problema é agravado pelos produtores na América do Norte e Europa que apostam em grandes volumes de exportação (vinho a granel), permitindo que distribuidores sem escrúpulos aumentem ainda mais esses volumes falseando os vinhos com água, açúcar e outros produtos.

Para evitar produtos fraudulentos, Wilson aconselha os consumidores a procurar garantias de qualidade nas garrafas, tais como o VQA de Ontário, e tomar cuidado com os preços relativamente baixos e com a utilização de termos como «vinho gelado" ou "vinho de sobremesa gelada", entre outras variações semelhantes.

As novas regras de protecção do Icewine estão ainda a ser estudadas, sendo que a legislação final será lançada ainda este ano.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Maria João de Almeida